Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Mãe de uma das primeiras crianças vacinadas em Curitiba celebra imunização da filha contra Covid-19: ‘Tudo de bom’

Vacinação de crianças entre 5 e 11 anos começou nesta segunda (17) com grupos prioritários. Primeiras doses recebidas serão aplicadas até terça (18) para crianças com comorbidades e deficiência permanente

Publicado

em

| Foto: Divulgação/RPC|
lift training

O início da vacinação para crianças contra a Covid-19 em Curitiba, nesta segunda-feira (17), proporcionou o sentimento de esperança para pais e responsáveis que aguardavam ansiosos pela imunização.

A pequena Júlia, de 6 anos, foi uma das primeiras crianças vacinadas na capital. A mãe dela celebrou a oportunidade.

Portal Instagram

“Foi ótimo. Eu já tinha até ligado cedo para saber que horas eles vinham vacinar a Júlia. Eu estava ansiosa para que ela fosse vacinada, porque agora ela ta imunizada né. Apesar dela não sair de casa, a gente circula fora de casa. Então o risco para ela é maior. Ela imunizada, pra gente, é tudo de bom”.

Júlia, que foi vacinada em domicílio pelos agentes de saúde, integra o grupo prioritário atendido inicialmente pela prefeitura, composto por menores acamados, institucionalizados, indígenas e quilombolas. A vacinação é para crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os agentes de saúde passaram por treinamento para aplicarem os imunizantes pediátricos, que possuem formulação específica para crianças.

No primeiro lote de vacinas, recebidas na última sexta-feira (14), Curitiba recebeu 9.870 doses. Segundo a prefeitura, a capital tem 164.821 crianças como público-alvo.

Grupos atendidos na primeira fase da vacinação.

  • Segunda-feira (17): crianças acamadas, institucionalizadas, indígenas e quilombolas.
    Sem aplicação nas unidades de saúde. Agentes irão até as crianças.
  • Terça-feira (18): crianças de 9 a 11 anos com deficiência permanente e com comorbidades. Aplicações em dez unidades de saúde exclusivas para a vacinação do público infantil. Confira locais abaixo.

Convocações

Segundo a prefeitura, o cronograma inicial foi definido de acordo com recomendação do Ministério da Saúde.

As novas convocações da secretaria acontecerão de forma escalonada, em ordem decrescente de idade e serão informadas conforme o município receba novas doses. A expectativa da prefeitura, entretanto, é que as crianças passem a ser vacinadas por idade a partir da próxima quinta (20).

“Precisamos lembrar que a vacina não é só a defesa para o filho, é a defesa para toda comunidade. Então quanto mais pessoas estiverem imunizadas, mais a população vai estar protegida. Essa é a importância da vacina: não só uma proteção individual, mas coletiva”, lembrou Flávia Quadros, da superintendência de saúde.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte