Fale com a gente
refran

Mundo

Estátua de Theodore Roosevelt é removida de museu em Nova York após polêmica

Escultura, que ficou em frente ao Museu de História Natural da cidade por quase 80 anos, foi considerada um símbolo racista

Publicado

em

|Foto: Getty Images|
Martin Luther – Enem

Uma estátua do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, que ficou em frente a um museu de Nova York por quase 80 anos, foi removida nesta semana após críticas à sua “imagem racial”, por muitos considerado um símbolo racista.

A escultura, que ficava no Museu de História Natural, mostrava o 26º presidente dos EUA montado em um cavalo com dois homens, um nativo americano e um africano, de cada lado.

Portal WhatsApp

Um porta-voz do museu disse à CNN, em um comunicado por escrito na quinta-feira (20), que o processo de remoção da estátua foi “conduzido por especialistas em preservação histórica e aprovado por várias agências da cidade de Nova York”. O processo incluirá a restauração da praça em frente ao museu.

A remoção começou na terça-feira (18) e a escultura foi retirada na quinta-feira, após um processo de um ano e meio.

O museu solicitou pela primeira vez que a estátua fosse removida em junho de 2020, após o assassinato de George Floyd, em Minneapolis, e os protestos globais que se seguiram.

Estátua de Roosevelt se junta a outras

A estátua de Theodore Roosevelt agora se junta a uma série de outros monumentos americanos que foram realocados nos últimos meses. A maioria, se não todas, dessas remoções foram motivadas pelos protestos de 2020.

“A estátua em si comunica uma hierarquia racial que o museu e o público há muito consideram perturbadora”, escreveu a instituição no pedido de junho.

Isso é transmitido na composição da estátua: o homem branco, Roosevelt, está posicionado no centro, à cavalo, enquanto os outros dois homens estão atrás dele, caminhando.

Esse pedido de junho de 2020 foi aprovado pelo então prefeito de Nova York, Bill de Blasio. Um ano depois, a Comissão de Design Público da cidade de Nova York votou por unanimidade para remover e armazenar temporariamente a escultura.

Um novo lar para a estátua foi anunciado em novembro passado: Medora, Dakota do Norte, cerca de duas horas a oeste de Bismarck, na Biblioteca Presidencial Theodore Roosevelt.

A biblioteca, que deve ser inaugurada em 2026, disse em comunicado que chegou a um acordo de empréstimo de longo prazo com a cidade de Nova York.

Desde 1940, a escultura ficava em frente ao museu de Nova York e foi originalmente encomendada para celebrar Roosevelt.

“O museu se orgulha de continuar sendo o local do memorial oficial do estado de Nova York a Theodore Roosevelt”, acrescentou em nota.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte