Fale com a gente
Bonni Restaurante

Mundo

Após erupção vulcânica no oceano Pacífico, ondas de tsunami atingem costa dos Estados Unidos

Alerta de tsunami está em vigor para a costa oeste dos Estados Unidos, que se estende do Alasca à Califórnia

Publicado

em

Vulcão submarino no Pacífico Sul entrou em erupção neste sábado (15) | FOTO: Reprodução
Rui Barbosa

Um vulcão submarino no Pacífico Sul entrou em erupção neste sábado (15), provocando ondas de tsunami nas ilhas de Tonga e Samoa Americana.

As primeiras ondas do tsunami já atingiram a costa continental do Pacífico dos Estados Unidos, disse Dave Snider, coordenador de alerta de tsunami no Centro Nacional de Alerta de Tsunami em Palmer, no Alasca, à CNN internacional.

tryideas

Foram observadas e medidas ondas nas seguintes localidades:

  • Nikolski (Alasca): 36 cm
  • Atka (Alasca): 30 cm
  • Adak (Alasca): 30 cm
  • King Cove (Alasca): 30 cm
  • Monterey (Califórnia): 213 cm

Snider afirmou que o evento não acabou. “Esta pode não ser a maior onda, pois ainda está chegando”, disse ele.

Laguna Beach fecha praias e calçadões

A cidade de Laguna Beach, na Califórnia, fechou todas as praias e calçadões durante o alerta de tsunami.

“Um alerta de tsunami foi emitido pelo Centro Nacional de Alerta de Tsunami para a costa do condado de Orange. Todas as praias e calçadões estão fechados até novo aviso – por favor, fique fora da água e longe da costa”, informou o perfil da cidade em publicação no Twitter.

O aviso foi emitido depois que uma pequena onda de tsunami foi detectada no Oceano Pacífico na sequência de uma erupção vulcânica perto de Tonga.

Aviso de tsunami para o Havaí foi cancelado

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico cancelou o alerta de tsunami para o Havaí, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí, após a erupção vulcânica submarina.

No entanto, o centro alertou que “pequenas mudanças no nível do mar, correntes fortes ou incomuns podem persistir por várias horas em algumas áreas costeiras”, e os velejadores e banhistas devem ter cautela.

A Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí aconselhou os moradores a “confiarem nas autoridades locais para orientação sobre quando é seguro entrar novamente nas áreas costeiras”.

“Não há relatos de grandes danos até agora”, de acordo com Adam Weintraub, diretor de comunicação da agência, mas as autoridades ainda estão avaliando qualquer incidente. “Estamos trabalhando com os municípios para obter uma imagem melhor do impacto”, acrescentou.

Um alerta de tsunami ainda está em vigor para a costa oeste dos Estados Unidos, que se estende do Alasca à Califórnia.

Casa Branca monitora alertas

A Casa Branca, juntamente com a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, está “monitorando de perto” a situação de alerta do tsunami “caso surja alguma necessidade local”, segundo um funcionário.

Um porta-voz da FEMA afirmou, em uma publicação no Twitter, que a agência não espera danos do tsunami, mas está enviando um oficial para oferecer apoio, caso seja necessário.

“Embora não esperemos danos do tsunami, para garantir apoio rápido aos parceiros estaduais e locais, enviamos uma oficial da Fema para o Centro de Operações do Estado da Califórnia”, disse Jaclyn Rothenberg, porta-voz da FEMA, na rede social. “Estamos em coordenação com parceiros na Samoa Americana e no Havaí e eles não têm impactos deste evento”.

Regiões do Japão têm alerta de tsunami

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para algumas áreas após uma erupção vulcânica no Pacífico Sul.

“A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para o sul da ilha Amami e a cadeia de ilhas Tokara na província de Kagoshima e um alerta de tsunami para todas as áreas costeiras voltadas para o Oceano Pacífico. Um tsunami de três metros deve atingir o Japão após uma erupção vulcânica submarina na costa da nação do Pacífico de Tonga”, informou a emissora pública japonesa NHK.

O maior tsunami observado até agora é de 120 centímetros, no distrito de Kominato, na ilha de Amami-Oshima, às 23h55 deste sábado, horário local, 11h55, em Brasília, de acordo com a NHK.

O alerta de tsunami também foi expandido para a prefeitura de Iwate, no norte do Japão, informou a NHK, e as pessoas foram orientadas a permanecer longe das praias.

A descoberta dos ninhos de peixes, que se distinguem do solo marinho por um círculo de pedras, foi uma surpresa para os pesquisadoresCrédito: Alfred Wegener Institute/PS124 OFOBS Team

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte