Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Incêndios descontrolados atingem Quedas do Iguaçu

Bombeiros de Cascavel reforçaram o combate; 25 casas estavam ameaçadas com as queimadas

Publicado

em

FOTO: Reprodução
lift training

É preocupante a situação na região de Quedas do Iguaçu, centro-oeste do Paraná. Equipes de brigadistas e do Corpo de Bombeiros atuam incansavelmente para tentar combater o fogo que se alastrou numa área de preservação ambiental e também perto de moradias rurais.  

As chamas queimaram a mata, plantações e se aproximou de 25 casas na segunda-feira (27) colocando em risco casas e animais. 

Dr Rodrigo Dentista

Ações integradas foram feitas pela Defesa Civil, brigadistas e bombeiros com apoio da Polícia Militar (PM). No entanto, foi considerada uma situação de descontrole. 

“Enquanto combatemos em um local percebemos que fogo é colocado em outro ponto”, relatou o comandante dos bombeiros. 

Como os locais são extensos e com acesso difícil, aceiros foram feitos para conter o fogo, informou o coronel Araújo, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros que está desde na região de Quedas.

“As áreas são muito grandes, e infelizmente, muitos incêndios foram iniciados de forma criminal, porque analisando tantos focos em tantas comunidades é muito difícil que seja por causa natural, isso não justifica, são locais de difícil acesso”. 

Na manhã desta terça-feira (28) o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), explicou que muitas equipes trabalham para combater os últimos focos do incêndio ambiental em áreas de lavouras e preservação. Estão no local, duas viaturas do Corpo de Bombeiros, Caminhão Pipa de Espigão Alto do Iguaçu, militares do posto comunitário de Quedas do Iguaçu e Defesa Civil.

Bombeiros de Cascavel chegaram na região ontem (27) e reforçaram o combate mais equipes foram acionadas do sudoeste do Paraná. 

Há incêndio às margens do lago da Usina de Salto Osório, no rio Iguaçu, em áreas de preservação. A PM também está atuando para identificar as queimadas irregulares e denúncias devem ser feitas pelo 190.

“Por enquanto não temos relatos de que alguma residência foi atingida e nem de pessoas feridas. Mas chegou muito próximo às residências”, disse o Cabo Ercolis, supervisor do Bombeiro Comunitário.

Com o tempo seco e muito calor, os focos se alastram rapidamente durante o dia, e no período da tarde a situação é ainda pior.

*Catve e Diário do Sudoeste

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte