Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Quatro Pontes é uma das três Cidades Excelentes do Brasil

Município já tinha recebido o prêmio de primeiro lugar do Paraná na etapa estadual pela categoria menor ou igual a 30 mil habitantes

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Imobiliária Maurício Vazquez

Por excelência na gestão pública, mais uma vez Quatro Pontes é destaque, mas desta vez na etapa nacional. O município ficou entre as três melhores do Brasil no Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. A premiação é na categoria Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) geral, menor que 30 mil habitantes, com a conquista do 2º lugar. O vencedor foi Augusto Pestana (RS) e em 3º lugar ficou Peritiba (SC).

O título foi recebido pelo prefeito João Laufer na festa da premiação realizada ontem (23), no Clube de Engenharia de Brasília, em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades dos três poderes, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de vários ministros.

Ótica da Visão

No evento, Laufer esteve acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Social, primeira-dama Odete Laufer, além da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, e a secretária de Gabinete e Planejamento, Sirlei Wickert.

Boas Práticas

A iniciativa tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”.

O instrumento empregado na avaliação é o IGMA, que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento e ordem pública.

Etapa Estadual

No mês passado, Quatro Pontes foi vencedor em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e na categoria geral, concorrendo no grupo menor ou igual a 30 mil habitantes. A etapa era estadual. A cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Emoção

O prefeito João Laufer afirma que é uma grande satisfação representar Quatro Pontes, cidade bonita e de um povo maravilhoso. “É emocionante e gratificante ficar entre as três melhores cidades do país. Este prêmio é fruto do trabalho de toda a comunidade e não somente do prefeito, vice, secretários e vereadores. O nosso trabalho conjunto está dando resultado. Vamos seguir batalhando para melhorar ainda mais o município, desenvolvendo-o em todas as áreas. Também enalteço o trabalho dos funcionários da prefeitura, pois fazem de tudo para bem atender a população. Temos uma equipe muito boa. São funcionários exemplares para a região Oeste, visto que são muito procurados para fornecer informações. Eles fazem a diferença para que o município sempre ande bem”, conta.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte