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Quatro Pontes abre inscrições para 1ª Conferência Intermunicipal de Educação

No dia 27 haverá discussões de forma presencial em torno dos temas da CONAE 2022,

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|Foto: Divulgação|
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Quatro Pontes é um dos sete municípios da microrregião apoiadores da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação, programada para os próximos dias 26 e 27. Tendo como tema “CONAE 2022 – Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, o evento é uma realização do Fórum Municipal de Educação e dos Conselhos Municipais de Educação. Os municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa e Pato Bragado são, então, os demais apoiadores.

Para o dia 26, às 19h45, a programação engloba abertura online da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação e da 4ª Conferência Nacional de Educação (CONAE). A transmissão será por meio do canal YouTube da Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon (PROEM), acessando o link bit.ly/forumintermunicipal.

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Às 20 horas iniciará a palestra sobre “CONAE 2022 – Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, a ser ministrada pela consultora pedagógica, Palmira Tolotti. Em Quatro Pontes, conforme a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, os interessados poderão acompanhar na Casa da Cultura, sem a necessidade de inscrição. Às 21 horas será o encerramento e encaminhamentos.

Discussões

No dia 27 haverá discussões de forma presencial em torno dos temas da CONAE 2022, na Faculdade Isepe Rondon, em Marechal Cândido Rondon. Quem pretende participar deve se inscrever em uma das 13 salas de debate, conforme interesse do participante. A abertura das salas de debates por temas será às 08 horas e às 09h30 acontecerá o encerramento dos debates e intervalo. Às 10 horas iniciará a plenária final e ao meio-dia será o encerramento da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação.

O tema de debate da sala 1 é o “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024/2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso à inovação, tecnologia e oferta da educação aberta e à distância” (link https://forms.gle/UzmyZ813eUUvuEV87 para inscrição). A sala 2 tem como tema “PNE 2024/2034 na garantia de referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e aos dispositivos computacionais” (link https://forms.gle/YYcmmn5FohwAv6Bn8 para inscrição).

O tema da sala 3 é “PNE 2024/2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem e gestão do fluxo escolar” (link https://forms.gle/nxCf2P2ikey9HYkc9 para inscrição). Já a sala 4 tem o tema “PNE 2024/2034 e a inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade” (link https://forms.gle/FFkUPh4o7uBYcC5GA para inscrição). O tema da sala 5 é “Avaliação da evolução das políticas públicas no âmbito da educação, desde a CONAE 2018” (link https://forms.gle/rJhMAE5cm2PsQgu89 para inscrição).

A sala 6 tem o tema “PNE 2024/2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica” (link https://forms.gle/2SSJqMKu3odWji5ZA para inscrição). Já a sala 7 tem como tema “PNE 2024/2034: os limites e as necessidades impostos por crises que impactem a escola; educação em tempos de pandemia” (link https://forms.gle/AB9HwDvoXm5kqnK16 para inscrição). O tema da sala 8 é “PNE 2024/2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas e regulação da educação” (link https://forms.gle/EJEzoZS8tCAEtiK96 para inscrição). A sala 9 tem o tema “PNE 2024/2034: políticas intersetoriais de desenvolvimento da educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação” (link https://forms.gle/cyXM2REujSQJaKMr8 para inscrição).

Já na sala 10 o tema é “PNE 2024/2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social” (link https://forms.gle/KsELbJTzds6w6z1t8 para inscrição). O tema da sala 11 é “PNE 2024/2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social” (link https://forms.gle/7Fuz2Ht7sb9D8y5B8 para inscrição). A sala 12 tem como tema “PNE 2024/2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais com a Base Nacional Curricular (BNCC)” (link https://forms.gle/1bjdrmeZoPQTv9hQ8 para inscrição). E o tema da sala 13 é “PNE 2024/2034 e a valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde” (link https://forms.gle/BvAPJuummRTkZ2Cn8 para inscrição).

Público-alvo

O público-alvo contempla a sociedade civil, profissionais da educação, pais de alunos e estudantes dos cursos de formação de docente, pedagogia e demais licenciaturas. Os participantes com no mínimo 75% de frequência receberão certificados.

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