Fale com a gente
Feirão de veiculos motos e nautica

Saúde

Paraná lança documentário sobre ações de combate à pandemia do novo coronavírus

O evento será no dia 22 no auditório da Biblioteca Pública do Paraná O projeto foi coordenado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), pela Fundação Araucária e Secretaria de Estado da Saúde. As atividades do projeto foram desenvolvidas pelas Universidades Estaduais e Universidade Federal do Paraná

Publicado

em

|Foto: SETI|
Academia Meu Espaço

O Governo do Estado lança nesta segunda-feira (22), às 14h, um documentário que retrata as principais ações de enfrentamento à Covid-19 no Paraná. O evento será no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, com transmissão em tempo real pelo canal no Youtube da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Intitulada “Chamada Zero Nove”, a produção audiovisual integra o Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus.

Charles Pinturas

O projeto foi coordenado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), pela Fundação Araucária e Secretaria de Estado da Saúde. As atividades do projeto foram desenvolvidas pelas Universidades Estaduais e Universidade Federal do Paraná. A Itaipu Binacional apoiou o projeto com a liberação de recursos para o financiamento de algumas bolsas.

Ao todo, foram contratados mais de mil bolsistas (1.167), entre profissionais de saúde, professores e estudantes, que atuaram em ações preventivas, de tratamento e esclarecimentos sobre a doença. O programa envolveu um aporte de recursos da ordem de R$ 14,5 milhões.

Com amparo nesse programa, a UEPG produziu o documentário com 17 episódios, que retratam as principais ações de enfrentamento à doença em todo o território paranaense, empreendidas pelo Governo, desde o início da pandemia, em 2020. A obra reúne depoimentos de várias pessoas que estiveram na linha de frente no combate à Covid-19.

Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a iniciativa teve como objetivo registrar a dedicação de profissionais durante os momentos mais desafiadores da pandemia. “Nos depoimentos, as pessoas comentam, a partir de experiências próprias, as mudanças de rotina em decorrência do vírus, principalmente nas unidades hospitalares e até nas unidades prisionais”, afirma.

Ele destaca que o programa de ações extensionistas é considerado uma das principais iniciativas de extensão no Brasil, no combate à pandemia do novo coronavírus.

DOCUMENTÁRIO – Por 19 meses, a equipe da UEPG percorreu 40 cidades de todas as regiões do Estado (veja lista abaixo) e fez 332 entrevistas com lideranças, professores, bolsistas, cidadãos e pacientes recuperados. O trabalho resultou em 17 episódios, que somam 235 minutos de vídeo, 700 fotografias e 200 páginas de textos jornalísticos. Todo esse conteúdo em vídeo, texto e imagem estará disponível no dia do lançamento (22) em uma plataforma digital, na Internet, incluindo extras, como os bastidores das entrevistas.

Entre produção e pós-produção, a obra reuniu dez profissionais da UEPG, que atuam na Coordenadoria de Comunicação e no Núcleo de Tecnologia da Informação: as jornalistas Luciane Navarro e Aline Jasper; o publicitário Fábio Ansolin; o produtor de vídeo Juliano Mattozo; Jéssica Natal (extras, redação e revisão); Júlio César Prado (trilhas e apoio de edição); William Clarindo (animações e apoio de edição); Luiz Gustavo Barros (diretor de Tecnologia da Informação); Juliano Lavandoski (web designer); e Ademir Mazer Junior (gerente de projeto).

MUNICÍPIOS – Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Carlópolis, Cascavel, Castro, Colorado, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Rebouças, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Fé, Santo Inácio, São João do Ivaí, São José dos Pinhais, Sarandi, Sengés, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Umuarama, União da Vitória.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte