Fale com a gente
Sinatep curso

Geral

Menina de Cascavel conquista vaga no Teatro Bolshoi do Brasil: ‘Vou me profissionalizar’, diz bailarina

Com apenas 10 anos de idade, Julia Oliveira Santos, foi uma das vinte meninas selecionadas entre mais de mil inscritos. Escola do Teatro Bolshoi é um das mais tradicionais escolas de balé do mundo.

Publicado

em

Menina de 10 anos conquista vaga no Teatro Bolshoi do Brasil — Foto: Keila Cristina Silva Oliveira
Academia Meu Espaço

Com apenas 10 anos de idade, Julia Oliveira Santos, moradora de Cascavel, no oeste do Paraná é uma das vinte meninas selecionadas para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para o ano de 2022.

A seleção nacional da Escola contou com a participação de mais de mil e cem inscritos. Na etapa de pré-seleção, os participantes enviaram vídeos que foram avaliados pela instituição. Na fase seguinte, 170 crianças, entre 10 e 12 anos, de 13 estados brasileiros, participaram da etapa presencial em Joinville, que selecionou 20 meninas e 20 meninos.

Charles Pinturas

A menina foi aprovada na única filial da tradicional escola de balé da Rússia, com sede em Joinville e comenta sobre a conquista.

“Me sinto muito feliz, vou conseguir mais conhecimento na minha dança. Será uma mudança de vida, vou me profissionalizar e só tenho a agradecer a minha professora, meus familiares e amigos que me apoiaram”.

A mãe de Júlia, Keila Cristina Silva Oliveira, conta que a menina tinha apenas três anos de idade quando entrou em uma escola particular de dança da cidade.

“Ela adorava dançar pela casa e a presenteamos com uma roupa de bailarina. Ela ficou super feliz. Matriculamos a Júlia em uma escola de dança e ela adorou desde então. O balé sempre foi a paixão dela”.

Júlia entrou na escola de dança com três anos de idade, segundo a mãe — Foto: Keila Cristina Silva Oliveira
Júlia entrou na escola de dança com três anos de idade, segundo a mãe — Foto: Keila Cristina Silva Oliveira

Além da dança, a menina também teve contato com ginástica rítmica nos últimos anos, o que segundo a professora de Júlia, Isabela dos Anjos, que a acompanha desde os três anos, foi um fator importante para o bom desempenho na seleção, que avalia aspectos como a flexibilidade, postura, biótipo e habilidades físicas e artísticas dos candidatos.

“A Júlia sempre foi muito artística, principalmente nessa parte expressiva. Ela tinha muita facilidade em pegar os novos movimentos, de perceber as correções necessárias nos passos. Ela capta com facilidade aquilo que você propõe, então eu vi que ela gostava daquilo desde pequena. Foi um presente em meio à pandemia, depois de tudo que passamos”, finaliza a professora.

A família da menina ainda está avaliando como será feita a mudança para Joinville no próximo ano, onde Júlia passará a morar e seguir com o sonho de ser bailarina.

Escola Bolshoi no Brasil

A Escola de Teatro Bolshoi no Brasil funciona em Joinville, no estado de Santa Catarina, desde o dia 15 de março de 2000, sendo a única filial do Teatro Bolshoi da Rússia.

A escola oferece formação para artistas da dança, ensinando técnicas de balé, segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.

Com alunos de vários estados brasileiros e também do exterior, a instituição destaca em seu site, a compromisso social ao conceder 100% de bolsas de estudo aos alunos. Todos os anos a escola promove uma seleção para o ingresso de novos bailarinos.

Ortho Evidence Odontologia
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte