Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Jazida de ouro é descoberta em Nova Aurora em uma área de 247 hectares; exploração foi iniciada

A região da descoberta abrange de 1.459 hectares de terras da lavra de ouro no município de Nova Aurora, que fica cerca de 75 km de Cascavel, 68 km de Toledo e 93 km de Nova Santa Rosa

Publicado

em

| Foto: Portal24 |
Prefeitura Dengue Março 2024

A ANM (Agência Nacional Mineradora), por meio do Sigmine (Sistema de Informações Geográficas de Mineração), em seu site, confirma existência de registro de lavra de ouro, em uma área de 247,30 hectares, poucos quilômetros antes do rio Piquiri, em Nova Aurora, há 75 km de Cascavel, 68 km de Toledo e 93 km de Nova Santa Rosa.

Lavra: o que é?

Ótica da Visão

Segundo o Código Brasileiro de Mineração  a lavra é o conjunto de operações coordenadas que têm como objetivo o aproveitamento industrial de jazida, desde a extração de substâncias minerais úteis até o seu beneficiamento. Esse processo é classificado em dois grandes grupos: lavra subterrânea e lavra a céu aberto. Isso porque os dois grupos possuem diferentes técnicas de exploração do minério, chamadas de métodos de lavra.

O registro de exploração de 247 hectares foi liberado para Paulo Moreli, o qual, desde junho deste ano, tem o direito da retirada do ouro. Devido à grande quantidade possível de ouro, o Governo Federal liberou os 247 hectares como produção industrial.

Há outras áreas aguardando registros para exploração de outros minérios preciosos, assim como de basaltos, xistos, água mineral e outros.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa local, a região da descoberta de 1.459 hectares de terras da lavra de ouro no município de Nova Aurora está no entorno da estrada Iporã, na divisa com Formosa do Oeste, às margens do Piquiri.

A lavra foi descoberta em 1999, mas só agora o Governo Federal liberou para a exploração.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte