Fale com a gente
D Marquez

Geral

Janaína Dutra, líder travesti do movimento LGBT, ganha Doodle do Google

Janaína Dutra morreu de câncer de pulmão aos 43 anos

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Martin Luther – Enem

O Google está promovendo uma homenagem a Janaína Dutra, líder travesti do movimento LGBT, com um Doodle em sua página inicial para o Brasil.

“O Doodle de hoje homenageia a ativista social e advogada brasileira Janaína Dutra, uma líder do movimento brasileiro LGBTQIA+ que é amplamente considerada a primeira pessoa trans da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, publicou a empresa.

Müller Contabilidade

Janaína Dutra

O Google conta a sua história:

Janaína Dutra nasceu neste dia, em 1960, no distrito de Canindé, no norte do estado do Ceará. Aos 14 anos, ela começou a enfrentar a discriminação homofobia com o apoio de sua grande família. 

Ela acompanhou a irmã até Fortaleza, onde Janaína deu os primeiros passos em direção a uma vida dedicada à defesa da comunidade LGBTQIA+. 

Em 1986, ela formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza, fazendo história como a primeira transexual graduada aceita como membro da Ordem dos Advogados do Brasil . 

Ao longo da década de 1980, Dutra aprofundou sua carreira desenvolvendo a primeira campanha de prevenção do HIV no Brasil com foco na comunidade transgênero, em colaboração com o Ministério da Saúde. 

Dutra também contribuiu para a fundação do Grupo de Resistência Asa Branca e foi a primeira presidente da Associação de Travestis do Ceará (ATRAC – Associação de Travestis do Ceará ) – uma organização sem fins lucrativos de referência com foco no desenvolvimento Apoio social e jurídico para a comunidade LGBTQIA+.

Conhecida por sempre levar consigo uma cópia da lei anti-homofobia aprovada por sua cidade natal, Janaína passou a vida inteira participando de conferências, seminários e mesas redondas para defender a igualdade. 

Em 2011, foi fundado em Fortaleza o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, que segue com a missão de proteger os direitos humanos de integrantes da comunidade LGBTQIA + até os dias de hoje.

Janaína Dutra morreu de câncer de pulmão aos 43 anos.

Google Doodle

O Google compartilhou que mostram duas ideias de “rabiscos” iniciais para o desenvolvimento do Doodle.

Com informações de Renê Fraga Google Discovery

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte