Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Rondonenses participam de reuniões em Santa Catarina visando a criação do Instituto Cultural Brasil-Pomerânia

Os pomeranos ou pomerânios são um povo alemão originário da Pomerânia, na região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia

Publicado

em

Os rondonenses Evanise Hatleben Pech e Valdemar Vorpagel estão em Jaraguá do Sul representando a Associação Pomerana de Marechal Cândido Rondon |Foto: Divulgação|
lift training

Os rondonenses Evanise Hatleben Pech e Valdemar Vorpagel estão representando a Associação Pomerana e do Culto Pomerano de Marechal Cândido Rondon em reunião realizada na cidade de Jaraguá do Sul no estado de Santa Catarina.

Estão reunidos historiadores, linguistas, produtores culturais e pessoas da comunicação dos estados do Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia com intenção de formalizar a criação do Instituto Cultural Brasil-Pomerânia.

Dr Guilherme Dentista

O Instituto Cultural Brasil-Pomerânia tem como missão fortalecer a identidade pomerana, promovendo elementos históricos, lingüísticos e culturais deste povo, além de buscar despertar, nas comunidades, o sentimento de pertencimento e a relevância da cultura pomerana, reconectando o pomerano com a sua origem através do compromisso com o respeito, por meio da participação social, atuando com integridade, buscando a manutenção da tradição pomerana de forma sustentável.

Os pomeranos ou pomerânios são um povo alemão originário da Pomerânia, na região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia. A língua original desse povo é o pomerano mas, desde o século XIX, o alemão também passou a ser usado na Pomerânia.

No século XIX, milhares de pomeranos imigraram, sobretudo para os Estados Unidos e para o Brasil, onde vivem centenas de milhares de descendentes de pomeranos. Com a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, a maior parte da Pomerânia foi anexada pela Polônia, e a maioria dos alemães que viviam na região foram expulsos e refugiaram-se em outras regiões da Alemanha. Como consequência, a língua pomerana praticamente desapareceu na Europa, e o Brasil é o único país no mundo onde ainda se fala regularmente o pomerano.

Hoje em dia há cerca de 350 mil descentes de Pomeranos residindo no Brasil.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte