Fale com a gente
Sinatep curso

Política

Prefeito Marcio Rauber abandona entrevista do Diálogos no Portal Rondon

A pauta do pedágio acalorou a entrevista e o prefeito decidiu abandonar a mesa antes do assunto Eleições 2022

Publicado

em

Arte/Portal Rondon
Djenifer Becker Osteopata

Neste sábado (30), às 9 horas, o jornalista Fernando Nègre recebe, no Diálogos, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber.

Rondonense nato, Marcio Rauber possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC. Exerceu o magistério desde 1993 até assumir o Poder Executivo de Marechal, em 2017.

Müller Contabilidade

Estamos nos encaminhando para o fim do primeiro ano do segundo mandato do prefeito Marcio Rauber. Durante a entrevista, Fernando e o prefeito falaram da administração do município, das obras em andamento e dos projetos futuros para Marechal Cândido Rondon.

“O primeiro ano de governo é de planejar […] As pessoas podem perguntar: Prefeito, você está no quinto ano e ainda está planejando? Claro que sim. O planejamento vai muito além do que as pessoas imaginam […] Como em 2017, este ano nos dedicamos muito a buscar recursos que teremos condições de investir em 2022, 2023 e 2024. É um ano muito bom. Em 2017 não tinha o conhecimento da melhor forma. Não tinha todas as habilidades para busca estes recursos e agora os tenho. Então, tenho certeza que os três próximos anos do governo Marcio e Ila serão muito melhor do que 2018, 2019 e 2020. […] Vamos realizar obras importantes e as pessoas vão reconhecer isso ao final do nosso governo”.

O município foi reconhecido recentemente no Prêmio Cidades Excelentes (Band e instituto Aquila), na categoria Gestão Fiscal e transparência entre os municípios que tem de 30 a 100 mil habitantes.

“Não tem segredo para o sucesso. É cuidar bem do dinheiro, fazer o que precisa ser feito com responsabilidade.”

Em julho, durante as comemorações do aniversário do município, o prefeito anunciou mais de R$ 13 milhões de reais em investimento e obras para Marechal Cândido Rondon. Entre as obras estão a conclusão e o recape da Avenida Irio Jacob Welp, a estrada Novo Horizonte/Bela Vista, pavimentação das ruas do centro, pavimentação do morro de acesso a Linha Arara, recape na Avenida Rio Grande do Sul, sistema de monitoramento e lousas digitais.

“Dia 11 de novembro é o processo licitatório da conclusão do recape da Avenida Irio Jacob Welp. Para a pavimentação da estrada entre Novo Horizonte/Bela Vista, a empresa já está contratada e a obra deve começar em novembro. A pavimentação das ruas do centro deve começar semana que vem. A pavimentação do morro de acesso a Linha Arara também deve começar na próxima semana. O recape na Avenida Rio Grande do Sul já começou. Estamos fazendo estudos para o sistema de monitoramento e as lousas digitais já contratamos. A instalação deve ser na primeira quinzena de novembro. E tem mais uma obra importante, a continuidade da Avenida Rio Grande do Sul, do supermercado Copagril até o Clube Lira, o edital é dia 18 de novembro”.

O Parque Rodolfo Rieger também será remodelado. Por isso, não haverá decoração natalina no lago porque em dezembro, possivelmente, já haverá movimentação de máquinas para revitalização. Já o edital para remodelação da Praça Willy Barth deve ser publicado no início do ano que vem.

Marcio Rauber e mais 5 mil prefeitos enfrentaram o maior desafio sanitário dos últimos 100 anos, a pandemia de covid-19 e seguem enfrentando. Em Marechal Cândido Rondon nós perdemos 155 munícipes.

“A obrigação da saúde pública do município é minha. Se a gente tivesse todas as ferramentas na mão, se soubéssemos todos os caminhos, mesmo assim, a gente não teria impedido a morte dessas aproximadamente 160 pessoas, mas a gente não sabe até hoje o melhor caminho. A responsabilidade não pode ser jogada nas costas do presidente da República. É uma doença muito perigosa […] Marechal Cândido Rondon evoluiu bem, se agente comparar com outros municípios […] Infelizmente algumas empresas sofreram e algumas pagaram um preço maior pelas decisões da municipalidade e o responsável sou eu […] e isso me dói, me machuca […] eu sou responsável […] Esse é meu sentimento e vou carregar isso para o resto da vida e não tem o que fazer”.

“Lá na frente, a história vai dizer o que poderia e o que não poderia ser feito. Lá na frente poderemos dizer “Olha, o presidente errou porque isso era evidente e ele não poderia fazer”. Se o médico não sabe, o prefeito e o presidente não vão saber também. A diferença entre eu e o Bolsonaro é que eu não me meti onde não conheço”.

O jornalista ouviu o posicionamento do chefe do Executivo sobre pautas importantes para os munícipes, como o pedágio na região Oeste.

“A história do pedágio do Paraná é uma memória traumática. Mas eu não sei dizer se esse é um modelo bom […] Num primeiro momento parece bom […] o que todo mundo queria é que tivéssemos rodovias de qualidade, limpas, seguras e gratuitas, mas isso não vai acontecer. […] Os pedágios já existentes precisam diminuir o valor. […] Não acho que seja injusto ter esse pedágio se tivessemos a garantia que o valor seria investido […] por isso, me posicionei contrário a essas novas praças de pedágio, especialmente entre Toledo e Cascavel”.

O prefeito não assinou o abaixo-assinado porque, segundo ele, algumas pessoas querem usar essa pauta contra o presidente no ano que vem. “Tem coisas que não se politiza”, ele disse.

A pauta do pedágio acalorou a entrevista e o prefeito decidiu abandonar a mesa antes do assunto Eleições 2022.

Este é apenas um resumo do Diálogos, que foi transmitido através da página do Portal Rondon no Facebook, na Home do nosso site e no nosso canal do Youtube. A partir das 17 horas, a entrevista é disponibilizada nos principais tocadores de podcast: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Clique aqui e assista a entrevista.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte