Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Deputado Ademir Bier propõe que Palotina receba denominação de “Capital Paranaense da Doação de Sangue”

Adosp, fundada em 2008, foi a primeira entidade legalmente constituída no Estado do Paraná

Publicado

em

Imobiliária Maurício Vazquez

O deputado estadual Ademir Bier (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 518/2021, que propõe que Palotina receba a denominação de “Capital Paranaense da Doação de Sangue”. De acordo com o deputado, a proposta se justifica pelo trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos pela Associação de Doadores de Sangue de Palotina (ADOSP). “Vale destacar que a Adosp, fundada em 2008, foi a primeira entidade legalmente constituída no Estado do Paraná com o objetivo de incentivar a doação de sangue. Além disso, o trabalho vem sendo referência em todo o País em termos de organização e de mobilização da comunidade na doação de sangue”, enfatiza Ademir Bier.

“A entidade, considerada uma das maiores doadoras de sangue do Brasil, tem prestado relevantes serviços à comunidade palotinense, desempenhando um papel importante no incentivo e recrutamento de doadores”, acrescenta o deputado.

Academia Meu Espaço

Em novembro de 2010, a Associação foi declarada de utilidade, através de uma proposta do deputado Ademir Bier e sancionado pelo então governador do Estado, Orlando Pessuti, em 22 de novembro de 2010.

Ao longo dos anos a entidade vem se destacando em várias atividades ligadas ao meio social e esportivo do estado, onde se destacam as campanhas de doação de sangue a já tradicional Corrida Noturna da Adosp, que reúne atletas do País todo e que tem como pano de fundo o incentivo à doação de sangue.

A Adosp tem desempenhado um papel importante no incentivo e recrutamento de cidadãos para doação de sangue e, assim, aumentar os estoques nos bancos de sangue da região para atendimentos de emergência. Atualmente, a Adosp conta com mais de 3 mil pessoas cadastradas como doadoras de sangue, sendo uma das maiores doadoras de sangue do País.Porém de acordo com dados do IBGE de 2019, o universo populacional da área de abrangência da Adosp vai muito além. Vale destacar o índice populacional do IBGE (2019), e que poderiam integrar a Associação:

– Marechal Cândido Rondon: 52.944 habitantes;

– Guaíra – 33.119 habitantes;

– Palotina: 31.646 habitantes;

– Terra Roxa: 17.481 habitantes;

– Nova Santa Rosa: 8.219 habitantes;

– Francisco Alves: 6.046 habitantes;

– Pato Bragado: 5.610 habitantes;

– Maripá: 5.603 habitantes;

– Mercedes: 5.536 habitantes;

– Entre Rios do Oeste: 4.539 habitantes;

– Quatro Pontes: 4.015 habitantes.

TOTAL: 174.715 habitantes

“A área de abrangência da Associação representa uma das principais regiões do Paraná, onde se destaca o sentimento de auxílio ao próximo, principal fator incentivador de doação de sangue. Por todo esse contexto, Palotina merece essa denominação, que servirá ainda de mais incentivo para novos doadores”, conclui Ademir Bier.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte