Fale com a gente
D Marquez

Agronegócio

Comissão aprova fim de tributo sobre exportação de suco de laranja

Projeto susta decisão da Receita Federal, que cria imposto indireto às exportações de suco de laranja; texto vai para CCJ

Publicado

em

Laranja. Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Gramado Presentes

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 20, o Projeto de Decreto Legislativo 355/2020, que susta a solução de consulta interna da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit) da Receita Federal, que cria imposto indireto às exportações de suco de laranja, ao cobrar imposto de renda de pessoa jurídica sobre as taxas referentes à importação, pagas por empresas brasileiras no exterior, principalmente no mercado americano.

A proposta segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ).

Müller Contabilidade

Segundo o relator, deputado Zé Silva (SD-MG), a consulta interna constitui barreira às exportações e o setor agrícola brasileiro se vê diante de uma ameaça aos mercados internacionais.

“Estamos querendo dar condição aos próprios técnicos da Receita Federal do Brasil, uma legalidade e segurança jurídica para que não haja sobretaxação. Principalmente neste momento que o Brasil precisa gerar emprego e renda,” disse.

Já o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor da proposta, explica que “a consulta interna traz mais uma divergência em relação à norma ao confundir os ajustes entre o contrato padrão de bolsa de valores e o contrato negociado pelo exportador.”

Para o deputado Júlio Cesar (PSD-PI), presidente da CFT, é uma forma de corrigir uma injustiça com um setor tão importante para nossa economia, que é a exportação de sucos.

“Os produtores brasileiros já sofrem com o forte protecionismo comercial existente no restante do mundo, não é justo que nós mesmos criemos mais impostos que possam contribuir para o fim desta cadeia de produção no Brasil”, afirmou.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte