Fale com a gente
D Marquez

Saúde

Campanha Outubro Rosa em Quatro Pontes foca fortalecimento feminino

Oficinas estão previstas para os dias 14, 21 e 28

Publicado

em

| Foto: Vanderleia Kochepka |
lift training

Neste ano, o Outubro Rosa – movimento internacional de conscientização realizado anualmente para o controle do câncer de mama e do colo do útero – será lembrado em Quatro Pontes a partir de uma campanha que pretende reforçar o fortalecimento feminino. Elaborada pela Secretaria de Saúde, a campanha engloba uma programação especial que será desenvolvida até o final do mês.

Para os dias 14, 21 e 28 estão previstas oficinas, que abordarão três temas diferentes:

Ótica da Visão

“O fortalecimento da mulher: beleza e bem-estar, trabalho e independência”, “O fortalecimento da mulher: o corpo, a mente e a saúde aliados à nossa rotina diária” e “O fortalecimento da mulher na visão jurídica”.

As profissionais convidadas para falar sobre os assuntos são a advogada previdenciária, Cláudia Beatriz Schneider Braun, a empresária no segmento de perfumarias e cosméticos, Melissa Dalla Costa, e a enfermeira e terapeuta, Juliana Chrun. Todas serão realizadas na Casa da Cultura, a partir das 19 horas.

As quatropontenses interessadas em participar deverão se inscrever até o próximo dia 13, através do telefone 3279-8112. A enfermeira da Vigilância em Saúde e da nova EAP (Equipe de Atenção Primária) e chefe do Departamento da Vigilância Epidemiológica, Maíra Cristina Risse, que auxiliou na elaboração da programação, esclarece que estão sendo oferecidas 30 vagas por oficina.

“Elas são gratuitas. Convido as quatropontenses para se inscreverem. Serão momentos únicos. Penso que o empoderamento feminino pode ser uma ferramenta para que as mulheres tenham voz, condições de ir à busca de reconhecimento e serem respeitadas, conquistando espaços e assim ‘desabrochar’. Para iniciar esse movimento organizamos as oficinas e contamos com a participação de nossas munícipes. As explanações abordarão várias áreas na vida feminina”, diz. 

Durante as oficinas, está previsto, ainda, sorteio de brindes para cuidados pessoais, de beleza e outros, Coffee Break e terá agendamento de preventivo, mamografia e testes rápidos de rotina (HIV, Sífilis, Hepatite B e C).

Formas de Prevenção

Também serão realizadas formas de prevenção por meio de exames disponibilizados gratuitamente pela Secretaria de Saúde, como a coleta de preventivo. O secretário Marco Antônio Wickert explica que no Centro de Saúde o atendimento será prestado nas segundas-feiras, das 16 às 20 horas, e quintas-feiras, das 14 às 18 horas, mas as quatropontenses precisam agendar um horário através do telefone 3279-8112.

“Na Unidade Básica de Saúde (UBS) também haverá coleta de preventivo, que ocorrerá no dia 20, das 18h30 às 21 horas, e no dia 23, das 08h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Da mesma forma, é necessário agendar um horário, que deve ser feito por meio do telefone 3279-8129. Lembrando que em ambas as unidades de saúde pode ser feito o agendamento para realização do exame de mamografia. As mulheres sempre devem cuidar da saúde, mas esse mês é especial. Então, convido a todas para aproveitarem a programação do Outubro Rosa”, enfatiza.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte