Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Brasil comemora 199 anos de Independência com população nas ruas apoiando o presidente Bolsonaro [vídeos]

Em Marechal, a concentração será em frente ao Centro de Eventos

Publicado

em

Fotos e vídeos: Fernando Nègre e Samanta Vorpagel / Portal Rondon
Imobiliária Maurício Vazquez

Nesta terça-feira (07), data em que o Brasil comemorou 199 anos de sua Independência, o País foi marcado por centenas de manifestações em favor do presidente Jair Bolsonaro.

Em Marechal Cândido Rondon também aconteceu um movimento. Rondonenses alinharam suas ideias com a administração pública e as equipes policiais e percorrem as principais vias da cidade de um lado a outro para manifestarem suas opiniões.

lift training

O secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa explicou ao Portal Rondon que tudo foi organizado para transcorrer dentro da legalidade.

Conforme os organizadores, o movimento não deveria ter cunho político. Eles acreditam que esta manifestação foi uma luta em prol da liberdade do Brasil, e também queriam mostrar que a população está de olho em tudo que acontece pelo País, além de desejar mudança para o futuro na política e em todos os setores.

Délcio Luiz Parada, radialista rondonense e um dos organizadores da manifestação, explicou sobre a organização do movimento:

Mais de 2 mil veículos participaram. Bicicletas, motos, carros, tratores e caminhões enfeitados com bandeiras e outros adornos verdes e amarelos fizeram parte da maior manifestação já presenciada em Marechal Cândido Rondon.

O Portal Rondon foi às ruas para fazer a cobertura do protesto que, conforme os organizadores, é em prol da democracia e contra a corrupção. Conversamos com alguns rondonenses. Um deles convidou a população para participar do manifesto:

Cada rondonense participou com o intuito de defender seus ideais.

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon realizou, às 8h do mesmo dia, 7 de Setembro, um ato em celebração à Independência do Brasil. Houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Paraná e do município de Marechal Cândido Rondon.

O ato também marcou a inauguração da placa alusiva à criação da Bandeira Nacional, contendo o decreto do governo provisório da República, datado de 19 de novembro de 1889. Foi realizada, ainda, a entrega da restauração da estátua do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Marcio Rauber, do vice-prefeito Ilario Hofstaetter (Ila), e do comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão Daniel Zambon. Não houve presença de público, tendo em vista os protocolos da Covid-19.

Após o ato na prefeitura, o prefeito rondonense, Marcio Rauber, foi para a manifestação e também conversou com o Portal Rondon.

Quem não participou da manifestação nas ruas, também expôs sua opinião e encontrou na ausência ao ato, uma forma de defender seus ideais. Muitos acreditam que a manifestação deveria ser um ato para protestar contra os altos valores dos combustíveis, impostos e a implantação das novas praças de pedágio, por exemplo. Veja o que a rondonense Ivete Zschornack postou em seu Facebook:

Dentre as centenas de manifestantes rondonenses estavam vereadores, funcionários públicos, agricultores, empresários.

Os manifestantes relataram que a paz política, financeira, ambiental e de tantos outros setores precisa ser restabelecida no País.

A concentração aconteceu no Centro de Eventos Werner Wanderer, seguiu pela Rua Ceará até a Avenida Maripá. Depois, passou pela Avenida Rio Grande do Sul. Os manifestantes seguiram até as proximidades do Supermercado Copagril e voltaram pela avenida, terminando seu trajeto com um ato no Parque Ecológio Rodolfo Rieger, em frente ao lago municipal.

O Portal Rondon acompanhou em vídeo toda a manifestação. Veja:

Apesar de os organizadores afirmarem que a manifestação não tem cunho político, muitas pessoas que foram às ruas utilizavam fotos do presidente Jair Bolsonaro e adesivos com seu nome, demonstrando que defendem e apoiam a sua forma de governar.

Perto das 11 horas, os manifestantes chegaram em frente ao lago municipal. O Portal Rondon também esteve naquele local para acompanhar os atos.

Em frente ao lago, um manifestante, aguardava os apoiadores do atual presidente segurando uma plaquinha com a frase “Lula 2022”. Ele estava acompanhado da esposa, que está grávida. Conversando com o Portal Rondon, ele disse que decidiu mostrar que nem todo o município rondonense é a favor de Jair Bolsonaro. O ato do rondonense causou alvoroço entre os demais manifestantes.

Outros participantes do movimento também pediam intervenção federal.

Apesar dos organizadores afirmarem que a manifestação seguiria todos os cuidados em relação à Covid-19, a maioria das pessoas nem utilizava máscara, e a aglomeração é propícia para a propagação do vírus e o aumento do número de casos.

Às 11h09 iniciou o ato político comandado por Délcio Luiz Parara. Foi executado o Hino Nacional Brasileiro.

“Isso é demonstração de união e de amor ao Brasil”, disse Délcio ao final do evento, incentivando os manifestantes a encerrarem a manifestação gritando bem forte:

“Eu te amo, meu Brasil!!!”

A Polícia Militar fez a segurança de toda a motocarreata.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte