Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Quando os humanos começaram a usar roupas? Descoberta em caverna traz alguma luz

Ferramentas de osso usadas para processar e alisar peles de animais encontradas em uma caverna no Marrocos podem ser algumas das primeiras evidências de vestimentas no registro arqueológico

Publicado

em

|Foto: Emily Yuko Hallett/Arquivo pessoal|
Velho Oeste

Na cultura popular, os homens das cavernas (e mulheres) costumavam usar peles, mas as evidências arqueológicas do que nossos ancestrais da Idade da Pedra realmente usavam e como faziam as roupas são raras.

Pele, couro e outros materiais orgânicos geralmente não são preservados, especialmente há mais de 100.000 anos.

Dr. Pedro Wild

No entanto, os pesquisadores dizem que 62 ferramentas de osso usadas para processar e alisar peles de animais encontradas em uma caverna no Marrocos podem ser algumas das primeiras evidências de vestimentas no registro arqueológico. As ferramentas têm entre 90.000 e 120.000 anos.

“Eu não esperava encontrá-los. Eu estava estudando essa montagem inicialmente para olhar os ossos dos animais para reconstruir a dieta humana”, disse Emily Yuko Hallett, uma cientista de pós-doutorado no Instituto Pan-Africano do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana Grupo de Pesquisa em Evolução.

“E quando eu estava passando por eles – havia cerca de 12.000 ossos de animais – comecei a notar esses ossos que tinham uma forma muito diferente. Não era uma forma natural. E eles tinham brilho e estrias (ranhuras ou arranhões)”, disse Hallett, que foi autora de um estudo sobre as descobertas, publicado na quinta-feira (16) na revista iScience.

Ao contrário dos ossos descartados após o consumo de um animal como alimento, os ossos usados ​​regularmente por mãos humanas ganham brilho e polimento.

Ela também encontrou um padrão de marcas de corte em outros ossos na caverna que sugeria que os humanos que viviam lá estavam removendo as peles de carnívoros, como raposas da areia, chacais dourados e gatos selvagens, para usar suas peles. Os ossos de animais parecidos com bovinos exibiam marcas diferentes, sugerindo que foram processados ​​para carne.

“Estou muito animada com as marcas de esfola nos carnívoros, porque não vi esse padrão descrito antes. E minha esperança é que os arqueólogos que trabalham em locais muito mais antigos também comecem a procurar esse padrão”, disse ela.

É difícil descobrir quando o uso de roupas começou. É muito provável que os primeiros humanos, como os neandertais, que viviam em climas frios muito antes do Homo sapiens entrar em cena, tinham roupas para se proteger do clima extremo, mas não há muitas evidências concretas.

Estudos genéticos de piolhos indicam que os piolhos da roupa divergiram de seus ancestrais dos piolhos da cabeça humana pelo menos 83.000 anos atrás e possivelmente já em 170.000 anos atrás, o que sugere que os humanos usavam roupas antes de grandes migrações para fora da África.

Hallett disse que uma das 98 ferramentas de 400.000 anos feitas de osso de elefante e recentemente descobertas na Itália pode ter sido usada para alisar couro. Eles provavelmente foram usados ​​por Neandertais.

As agulhas oculares surgem no registro arqueológico muito mais tarde, cerca de 40.000 anos atrás.

As ferramentas de osso do Marrocos que Hallett descobriu tinham a forma de uma espátula e teriam sido usadas para remover tecido conjuntivo.

Ferramentas de osso semelhantes ainda são usadas por alguns trabalhadores do couro hoje, disse Hallett.

“O motivo pelo qual as pessoas gostam de usar essas ferramentas é que elas não perfuram a pele e, portanto, você fica com a pele intacta”, disse ela.

As ferramentas de osso foram encontradas na caverna Contrebandiers, na costa atlântica do Marrocos. Hallett disse que o clima 120.000 anos atrás teria sido ameno, como é agora, levantando a possibilidade de que as primeiras roupas pudessem servir tanto para ornamentação quanto para proteção. Fashionistas da Idade da Pedra, talvez?

“Não há realmente temperaturas extremas ou condições climáticas extremas lá no passado ou hoje. Isso me faz pensar se as roupas eram estritamente utilitárias ou simbólicas ou um pouco dos dois?”

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte