Fale com a gente
Entrevista Marcio

Esporte

Programa Geração Olímpica tem novo nome em homenagem aos atletas paralímpicos

Programa passa a se chamar Geração Olímpica e Paralímpica e a nova logomarca será adotada no próximo ciclo, em 2022. Os bolsistas conquistaram nove medalhas nos Jogos de Tóquio. Em dez anos de Geração Olímpica foram concedidas 1.136 bolsas para atletas de 18 modalidades paralímpicas.

Publicado

em

Programa Geração Olímpica muda nome em homenagem aos atletas das paralimpíadas. Imagem: Paraná Esporte
Posto Tonin – Shell Box

Em reconhecimento aos atletas paranaenses que participaram das Paralimpíadas de Tóquio 2021, com desempenho de destaque nos Jogos, o Governo do Estado mudou o nome do programa Geração Olímpica para Geração Olímpica e Paralímpica. O lançamento oficial do novo nome aconteceu durante homenagem a todos os representantes do Paraná em Tóquio.

As nove medalhas conquistadas pelos bolsistas do Geração Olímpica nas Paralímpiadas de Tóquio motivaram a inclusão oficial do nome “paralímpico” à logomarca, que começará a ser utilizada no próximo ciclo do programa, em 2022.

Avisul

A mudança já vinha sendo debatida pela Comissão Estadual de Avaliação do programa. Em junho, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, fez a sugestão no lançamento da Torcida Paraná em Tóquio, em evento com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu.

REFERÊNCIA 

a última década, o Paraná se tornou referência nos esportes paralímpicos. Em dez anos de Geração Olímpica foram concedidas 1.136 bolsas para atletas de 18 modalidades paralímpicas. É o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta, com patrocínio da Copel.

Outros destaques, como os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que contam anualmente com cerca de 2 mil competidores, também reforçaram a presença do paradesporto no Estado. O Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), somadas as edições de 2018 e 2019, contemplou 14 projetos paradesportivos.

Confira os medalhistas dos Jogos Paralímpicos:

Gledson Barros – Futebol 5 – Ouro

Jeferson da Conceição – Futebol 5 – Ouro

Cássio Reis – Futebol 5 – Ouro

Giovane Vieira – Canoagem – Prata

Jovane Guissone – Esgrima em cadeira de rodas – Prata

Eric Tobera – Natação – Bronze

Débora Borges – Natação – Bronze

Beatriz Borges – Natação – Bronze

Meg Emmerich – Judô – Bronze

Martin Luther – Enem
Continue Lendo

Doce Arte
Certo Imóveis – Feirão