Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Primavera no Paraná deve ser quente e com chuvas abaixo da média, dizem institutos de meteorologia

Estação começa nesta quarta-feira (22). Segundo o Simepar e a Somar Meteorologia, dias de chuva devem ficar mais escassos a partir de novembro.

Publicado

em

Previsão é que primavera tenha chuvas abaixo do volume histórico. — Foto: Tairo Wonsovitz/Você na RPC
Rui Barbosa

A primavera começa nesta quarta-feira (22) e, de acordo com os institutos de meteorologia, a estação deve ter chuvas abaixo da média e vários dias com temperaturas ligeiramente mais altas do que os índices médios para o período.

As previsões do Simepar e da Somar Meteorologia apontam que, apesar da estação começar com dias frios e com fortes temporais, as temperaturas devem aumentar com o passar das semanas, e as chuvas devem ficar menos frequentes em novembro e dezembro.

Funerária Alemão

A primavera termina no dia 21 de dezembro.

De acordo com o meteorologista do Simepar Lizandro Jacobsen, o volume de chuvas abaixo do normal deve reforçar o déficit hídrico da região.

“O inverno não foi de chuvas dentro da média e para a primavera também não é esperado que as chuvas atinjam a média climatológica”, afirmou o meteorologista.

De acordo com a Somar Meteorologia, as chuvas devem ficar mais espaçadas em toda a região Sul do país por causa do fenômeno La Niña, marcado pelo resfriamento da temperatura das águas do Pacífico.

Apenas o litoral do estado, segundo o Simepar, deve ter um volume de chuvas dentro da média histórica.

Temperatura

No geral, a previsão é de uma grande amplitude térmica no período. Segundo a Somar Meteorologia, a estação deve ser “uma mistura do inverno e do verão, mais puxado para o verão, neste ano”.

“No início da estação ocorre alguns resfriamentos, mas a temperatura sobe rapidamente durante a tarde. Isso ocorre com maior frequência no início da estação. Mais pra frente, os dias vão assumindo mais as características de verão”, afirmou Jacobsen.

De acordo com a Somar, a região oeste do estado deve registrar as maiores temperaturas no período.

Região oeste do Paraná deve registrar temperaturas acima da média da primavera — Foto: Arte/Somar Meteorologia
Região oeste do Paraná deve registrar temperaturas acima da média da primavera — Foto: Arte/Somar Meteorologia

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte