Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

Preço em alta e boa produtividade traz expectativas de melhores resultados para produtores de trigo

De acordo com o Deral, a área cultivada de trigo no Paraná este ano é maior

Publicado

em

Providência

O plantio do trigo terminou em julho no Paraná, e agora as primeiras lavouras começam a fase de maturação. A maioria está no enchimento de grãos. Na propriedade do Gibran Araújo, que fica em Candói, na região central do estado, o cultivo é feito há 24 anos. A área plantada este ano é de 800 hectares.

“A gente procura manter de forma técnica, levando em conta o planejamento de longo prazo e também a relação de rotação de culturas dentro da propriedade”, conta o produtor rural.

Ótica da Visão

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a área cultivada de trigo no Paraná este ano é maior.

Em 2020, era de 1.136.000 hectares e subiu para 1.213.000 hectares.

“Isso vem em função dos preços que também estão superiores, 50% mais alto. O preço vem se mantendo nesses patamares de valorização desde o começo do plantio em março”, diz Carlos Hugo Godinho, engenheiro agrônomo do Deral.

A produtividade das lavouras deve ser ainda maior no estado. A estimativa é de 3.721.000 toneladas contra 3.189.000 do ano passado. Um aumento de 17%.

Carlos Luhm, produtor de Goioxim, também na região central, está otimista. Ele plantou 200 hectares e iniciará a colheita em novembro.

“A produtividade prevista está respondendo de 4.200 a 5.000 quilos. Em razão do clima e de variedades que foram plantadas”, afirma Luhm.

Para o agricultor, o rendimento do trigo na fazenda dele deve seguir o que é esperado para as demais regiões do estado. A projeção para a safra passou dos 2.824 quilos por hectare, colhidos na safra passada, para 3.095 quilos por hectare.

“Não dá para ‘cantar’ a produtividade antes da colheita. Porém, tem se encaminhando essa safra para a gente se manter nesse patamar de produção”, conta o engenheiro agrônomo do Deral.

O que os produtores da região esperam até lá é que o preço do trigo continue valorizado, já que em outras regiões, como oeste e norte, existe uma forte concorrência com o milho safrinha.

“Acho esse é o diferencial do ano, a remuneração. Isso faz com que a gente tenha uma expectativa interessante com relação a essa cultura”, comenta Gibran Araújo.

De acordo com o Deral, a área cultivada de trigo no Paraná este ano é maior — Foto: Reprodução/RPC
De acordo com o Deral, a área cultivada de trigo no Paraná este ano é maior — Foto: Reprodução/RPC

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte