Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Pesquisadores debatem avanços e desafios do Napi de coleções biológicas do Paraná

Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – Napi Taxonline foi tema do Seminário Conservação da Biodiversidade e Aplicações Tecnológicas. Participaram profissionais e entidades envolvidos na Rede Paranaense de Coleções Biológicas.

Publicado

em

Martin Luther – Enem

Pesquisadores e representantes das instituições envolvidos na Rede Paranaense de Coleções Biológicas participaram nesta terça-feira (31) do Seminário Conservação da Biodiversidade e Aplicações Tecnológicas. Foram debatidos o andamento das atividades, avanços e desafios deste Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Taxonline.

A Rede Paranaense de Coleções Biológicas – Napi Taxonline baseia-se na colaboração entre as coleções biológicas científicas do Paraná. A Rede está em andamento desde dezembro de 2005. O início se deu com o objetivo principal de informatizar e disponibilizar as informações contidas nos acervos das coleções biológicas científicas do Estado pela internet. Com seu crescimento e fortalecimento, a Rede passou a ter um maior envolvimento dos pesquisadores e curadores e hoje é um grupo de instituições com objetivos comuns que vão muito além da informatização de seus acervos.

Academia Meu Espaço

A Fundação Araucária considera que o Napi Taxonline é o resultado de uma Especialização Inteligente que observa, principalmente, uma contribuição na área prioritária de biotecnologia e saúde, também condicionada à transformação digital e a alguns elementos de desenvolvimento sustentável.

Seminário do NAPI Taxoline – Foto: Fundação Araucária

No Seminário, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, falou das linhas de trabalho da entidade e sobre o modelo de fomento, mobilização e integração de ativos que são os Napis, também como suporte e apoio ao TaxOnline.

“A ideia é, cada vez mais, mostrarmos o Sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná como um bem comum da sociedade. O TaxOnline é uma forma de trabalhar esta percepção”, ressaltou. O diretor enfatizou, ainda, que a Fundação tem intensificado as ações para compor redes colaborativas ou cooperativas de pesquisa.

Outro item importante é a Especialização Inteligente, uma metodologia para buscar o melhor retorno sobre o investimento feito em ciência e tecnologia. “É muito importante para nós a cocriação e cogestão das nossas pesquisas e ações. Sempre que possível envolvemos o Governo, a academia, empresas e a sociedade civil organizada e o Taxonline representa também este esforço.”

METAS

Entre as principais metas do Napi Taxonline estão a ampliação da identificação, reconhecimento e certificação do material científico depositado nas coleções; a organização e oferta de cursos de extensão em módulos para a formação de capacidade técnica em gerenciamento de coleções biológicas, além da consolidação de um Centro de Referência de Culturas Microbiológicas no Estado do Paraná.

A coordenadora do Napi, professora Luciane Marinoni, apresentou o andamento dos trabalhos do Novo Arranjo de Pesquisa e da Rede Paranaense de Coleções Biológicas. “Temos importantes ações no que se refere à manutenção, organização e ampliação da informatização das coleções biológicas, inclusive já criamos o portal do Napi Taxonline integrado à Rede Taxonline. Estamos trabalhando para termos 100% das coleções com estruturação conhecida e mapeada em termos de infraestrutura e suas capacidades e necessidades”, explicou a coordenadora.

APROXIMAÇÃO

Entre os resultados esperados a serem alcançados pelo Napi Taxonline está a aproximação da sociedade às coleções biológicas e museus proporcionando acessibilidade ao conhecimento científico. Uma maior aplicabilidade do conhecimento científico em diversos setores da sociedade que demandam inovação e biotecnologia, objetivos que estão alinhados com o desafio trabalhado pela Fundação Araucária que é de serem implementados modelos de difusão do conhecimento produzido.

Durante o evento online os pesquisadores apresentaram seus projetos de trabalho, acervos e também tiraram dúvidas sobre o uso dos recursos disponibilizados para as atividades do Napi Taxonline. Mais informações sobre o trabalho da rede podem ser obtidas no sitewww.taxonline.bio.br .

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte