Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Paraná reforça parceria com Secretaria Nacional de Trânsito e debate políticas para o setor

Presente em reunião do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações do Estado do Paraná (Jaris), secretário nacional destacou ações do Paraná na digitalização de serviços e na educação do trânsito

Publicado

em

|Foto: Casa Civil|
Academia Meu Espaço

Políticas nacionais de trânsito e ações do Paraná nesta área foram os temas debatidos na reunião conjunta do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações do Estado do Paraná (Jaris) com o secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro. O encontro aconteceu após o lançamento oficial da Semana Nacional de Trânsito.

No encontro com membros do Cetran e Jaris, Moura Carneiro destacou a oferta de serviços digitalizados do Detran/PR e projetos de educação no trânsito, como o Detranzinho. “São importantes ferramentas que o Governo do Estado, através do Detran, vem colocando à disposição da população para oferecer um serviço melhor e um trânsito menos violento e mais controlado”, disse.

Charles Pinturas

Para o presidente do Cetran, Felipe Flessak, a presença do secretário nacional reforçou a parceria com o órgão federal. “A reunião possibilitou que os conselheiros se aproximassem ainda mais das políticas públicas desenvolvidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito”, afirmou.

Flessak adiantou que outros encontros como esse serão realizados. “Já estamos alinhando uma ida de conselheiros a Brasília para participarmos das discussões nacionais”. 

DETRAN DIGITAL – O avanço na digitalização dos serviços do Detran/PR foi um dos pontos ressaltados pelo secretário nacional de Trânsito.

O uso de serviços online por meio do portal www.detran.pr.gov.br e do aplicativo Detran Inteligente cresceu 70% no primeiro semestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram efetivados por esses canais 1.577.295 serviços, contra 924.715 de janeiro a junho de 2020.

O aplicativo Detran Inteligente registrou um aumento de acessos de 113,5%. Já no portal www.detran.pr.gov.br o crescimento foi de 27,7%.

Com a oferta crescente de serviços digitais, o número de atendimentos presenciais caiu 17,24% no período.

DETRANZINHO – Além dos serviços online, outro destaque é o projeto de educação do trânsito, o Detranzinho. Com uma estrutura de 5 mil metros quadrados, que está sendo construída em Curitiba, o Detranzinho será uma minicidade onde as crianças poderão vivenciar situações no trânsito e aprender sobre direitos e deveres nas vias.

Contará com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, com vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia, ciclorrota e rotatória. O espaço também terá guarita e estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível.

O Detranzinho de Curitiba deve ficar pronto no final deste ano. Projetos de minicidades estão sendo desenvolvidos para serem implantados em outros municípios.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte