Fale com a gente
Alpha Investimentos

Geral

Monitoramento aponta que Secretaria de Saúde mantém Aedes aegypti sob controle no município de Pato Bragado

Secretário de Saúde, John Nodari, afirma que para que o êxito nesse trabalho preventivo continue, é preciso que a comunidade também siga mantendo as medidas de controle do mosquito

Publicado

em

Velho Oeste

A primavera inicia no dia 22 de setembro e com essa estação devem vir os dias mais quentes e chuvosos, favorecendo a disseminação do mosquito Aedes aegypti.

Na intenção de evitar que o município de Pato Bragado passe pelo terceiro ano consecutivo por uma epidemia de dengue, na manhã de hoje (15), na nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) o supervisor de Endemias da 20ª Regional de Saúde, Gilson Wagner reuniu os agentes de combate às endemias, vigilância sanitária, epidemiológica, atenção básica e de ação primária para aplicação do monitoramento das atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).

Sinatep curso

Segundo o supervisor, nesse momento foi realizada a avaliação das atividades com levantamento da situação da dengue no município, no primeiro quadrimestre do ano. Ele constatou que o trabalho realizado por esses setores da Secretaria de Saúde está dentro do preconizado pelo programa, a partir do trabalho de prevenção diária ao mosquito pelos envolvidos. “Tanto é que o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), chegou a apenas 0,42% e o preconizado pelo Ministério da Saúde é de que se mantenha abaixo de 1%”, detalhou Wagner. 

Conforme o secretário de Saúde, vice-prefeito, John Nodari, para que o êxito nesse trabalho preventivo continue, é preciso que a comunidade mantenha as medidas de controle do mosquito, fiscalizando seus lotes e demais propriedades e eliminando qualquer criadouro do mosquito. Além disso, segundo ele, a situação da dengue em Pato Bragado também é determinada por fatos externos, como propagação em grande escala em outros municípios da região e a vinda de pessoas infectadas ou a ida de munícipes a outras cidades.

Bonni Restaurante
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte