Fale com a gente
refran

Geral

Jovem que perdeu vaga de medicina na UFPR após erro na lista é convocado em chamada complementar: ‘Alívio enorme’

No intervalo de 30 horas entre divulgação da 1ª lista de aprovados, em que Lucas Schreder estava, e a retificação do resultado, ele efetuou o cancelamento da matrícula na Unipampa. Primeira chamada complementar do vestibular saiu na terça (28)

Publicado

em

| Foto: Arquivo pessoal/Lucas Schreder|
Rui Barbosa

Para quem teve a decepção de ter passado em medicina em duas universidades e depois ter ficado sem nenhuma das vagas por um erro na lista de aprovados do vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ver o nome na primeira chamada complementar reconfortou o jovem Lucas Schreder.

“Agora eu estou bem mais tranquilo, é um alívio enorme. Não tinha raspado o cabelo na primeira lista, mas talvez agora valha a pena. Eu estou bastante ansioso para começar. É o que eu quero, é o que eu estudei para passar, já enviei até os documentos. Meus pais, que tomaram minhas dores, também estão bem felizes, comemorando junto”, disse.

Dr Guilherme Dentista

Além dele, mais 30 candidatos que constavam como aprovados na primeira divulgação perderam a vaga em 1º de setembro e foram remanejados para a lista de espera. 11 deles foram chamados.

A maior parte dos nomes substituídos estava, assim como Schreder, na lista de aprovados do curso de medicina.

A mudança na lista de aprovados foi publicada por meio de uma nota de retificação publicada no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR). Segundo a UFPR, a primeira divulgação não considerou a alteração de notas após recursos sobre a prova de redação do vestibular.

O anúncio da correção foi feito no dia seguinte à primeira publicação.

Contudo, nesse intervalo de 30 horas entre a divulgação da primeira lista de aprovados, em que Schreder estava, e a retificação do resultado, ele efetuou o cancelamento da matrícula na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

À época, em entrevista ao g1, o estudante lamentou a situação e disse que o sentimento era de frustração.

“Eles podiam ter soltado uma nota mais cedo ou falar que o resultado estava sendo revisto. É isso que me deixa mais frustrado”, comentou.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo da Fonseca, disse que soube do problema ainda no dia 31 de agosto, dia da primeira divulgação de aprovados, mas que a universidade, inicialmente, estava avaliando a possibilidade de integrar os 31 estudantes.

Diante da impossibilidade “formal e jurídica” da absorção dos estudantes, segundo Fonseca, a retificação foi publicada.

Lucas Schreder, que estudava desde 2018 para passar em medicina, disse viu que seu nome estava entre os quatro retirados da lista de aprovados para o curso no campus de Toledo, no oeste do Paraná, quando tentava atualizar o site da instituição para ver se as orientações da matrícula tinham sido inseridas no portal.

Ele solicitou o cancelamento na manhã seguinte à primeira divulgação do resultado, no mesmo dia em que a universidade publicou a correção.

“Foi muito triste. Mas, depois que passou isso, eu até estava mais tranquilo porque há duas semanas saiu o resultado da UFSC de Araranguá, e eu passei nessa. Também passei na Unioeste, na segunda chamada de Francisco Beltrão. Claro, a minha principal intenção era a federal do Paraná, mas eu já tinha um escape para tirar um pouco do sufoco”, contou ele.

Já pensando no futuro da carreira após, finalmente, conseguir realizar o sonho de entrar na UFPR e cursar medicina, Schreder cita quais são as áreas que mais o atraem na profissão.

“Eu não sei certinho qual área atuar, porque isso a gente vai ver ao longo do curso, mas eu sempre pensei em pediatria, porque eu gosto de trabalhar com criança, e talvez alguma coisa na área de esporte, medicina esportiva, que eu gosto bastante e estou bastante ligado”, afirmou.

Explicação para a retificação

Antes prevista para 9 de setembro, a lista de aprovados foi publicada no dia 31 de agosto. Isso porque, conforme a UFPR, o objetivo era facilitar o processo para que os calouros pudessem concluir trâmites até o início do ano letivo.

Por conta da pandemia, a instituição chegou a realizar um banho de lama virtual no momento da divulgação. Estudantes que foram retirados da lista de aprovados participaram da comemoração.

Conforme nota divulgada pela UFPR, a retificação da lista de aprovados foi feita após a instituição identificar uma falha ocorrida “no processamento dos resultados”.

Segundo a universidade, o erro fez com que o sistema não computasse os ajustes nas notas de 467 candidatos que entraram com recurso em relação à correção da redação e tiveram o pedido acatado pela banca.

De acordo com o professor e responsável pelo Núcleo de Concursos da UFPR, Alexandre Trovon, o motivo da falha foi o ajuste sofrido por causa da aplicação das provas em uma fase única, devido ao cenário de pandemia.

A UFPR informou que só percebeu o processo incorreto depois da divulgação do resultado. Segundo a universidade, uma comissão de sindicância foi instaurada para apurar o erro.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte