Fale com a gente
Rui Barbosa Topo

Mundo

Jornalistas afegãos são detidos e espancados pelo Talibã

Dupla cobria um protesto de mulheres em Cabul na terça que terminou com 4 mortos. Grupo extremista diz que qualquer ataque a profissionais de imprensa será investigado

Publicado

em

|Foto: Etilaatroz/via Reuters|
XIAOMI 6 Pro

Dois jornalistas afegãos foram espancados pelo Talibã após serem detidos quando cobriam um protesto pacífico de mulheres na capital Cabul, na terça-feira (7), que foi violentamente reprimido.

A ONU afirmou nesta sexta-feira (10) que ao menos quatro pessoas foram mortas no ato e denunciou que a resposta do grupo extremista a manifestações tem sido cada vez mais violenta, com o uso de munição real, cassetetes e chicotes no Afeganistão.

Alpha Investimentos

“Por cerca de 10 minutos, cerca de sete ou oito pessoas nos espancaram o máximo que podiam. Erguiam varas e nos espancavam com toda a força”, afirmou o jornalista Taqi Daryabi. “Depois que nos venceram, que viram que tínhamos desmaiado, nos levaram para nos trancar em uma cela”.

“Não importa o quanto eu tentei dizer a eles que eu era um repórter e não estava incitando a violência, eles não ouviram. Eles até zombaram de mim. Eles disseram ‘Você é um repórter? Você mostra esses protestos e espalhe eles?’. Eu apenas gritei”, relata o outro jornalista, Neamat Naghdi.

Zaki Daryabi, fundador e editor-chefe do jornal “Etilaat Roz”, onde os dois trabalham, compartilhou nas redes sociais as imagens das lesões: um deles ficou feriado com marcas largas e vermelhas na parte inferior das costas e das pernas e o outro, com marcas semelhantes no ombro e no braço.

Daryabi e Naghdi também ficaram com hematomas e cortes nos rostos e foram levados ao hospital.

Discurso x realidade

O Talibã tem prometido que vai permitir a atuação da mídia e respeitar os direitos humanos, embora afegãos e a comunidade internacional duvidem da promessa.

Questionado sobre as agressões, um porta-voz do Talibã que não quis ser identificado afirmou que qualquer ataque a jornalistas será investigado.

Protestos, sobretudo os liderados por mulheres, representam um desafio para o novo governo do Talibã, que está tentando passar uma imagem de maior moderação ao Ocidente (apesar de a realidade mostrar o contrário).

Além da repressão ao ato de terça, uma outra manifestação de mulheres foi dispersada no sábado (4) com gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

Em 18 de agosto, três dias após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder após 20 anos, ao menos três pessoas morreram após o grupo extremista reprimir um protesto em Jalalabad

Repressão à imprensa

O editor-chefe do “Etilaat Roz” afirmou que os espancamentos enviam uma mensagem arrepiante à mídia do Afeganistão, onde uma imprensa independente, em grande parte financiada por doadores ocidentais, se desenvolveu nos últimos 20 anos.

“Cinco colegas foram mantidos em um centro de detenção durante mais de quatro horas, e durante estas quatro horas dois de nossos colegas foram espancados e torturados brutalmente”, disse o editor-chefe do jornal à agência de notícias Reuters.

“Respeite os jornalistas, respeite a liberdade de expressão”, afirmou Naghdi. “Esta é a nossa exigência à comunidade internacional, para que se mexam, façam uma exigência, apliquem alguma pressão sobre o Emirado Islâmico para que nenhum jornalista seja espancado como nós”.

Expo Entre Rios JUN/2026
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3014
27 30 35 40 44 58
Atualizado: 2026-06-04 10:12:06
Estimativa próximo concurso:
R$ 32.000.000,00
Próxima data: 06/06/2026

Lotofácil: Concurso 3702
02 03 05 09 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 25
Atualizado: 2026-06-04 10:12:08
Estimativa próximo concurso:
R$ 10.000.000,00
Próxima data: 05/06/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial e Trânsito2 minutos atrás

Discussão termina com golpe de barra de ferro e homem ferido na cabeça em Toledo

Mulher admitiu ter atingido o companheiro após desentendimento; vítima recusou atendimento hospitalar e não quis representar contra a autora.

Policial e Trânsito11 minutos atrás

Funcionário embriagado retorna ao trabalho e acaba na delegacia após ameaçar empregador

Homem teria voltado ao local portando uma garrafa de cerveja e adotado comportamento intimidador ao cobrar verbas rescisórias.

Policial e Trânsito27 minutos atrás

Moto com placa rebatível e carro conduzido por motorista sem CNH são flagrados pela PM em Toledo

Ocorrências registradas em Vila Nova e na Avenida Parigot de Souza resultaram em autuações e recolhimento de veículo.

Geral17 horas atrás

Recolha de lixo orgânico e de materiais recicláveis ocorrerá normalmente no feriado de Corpus Christi

A coleta de lixo orgânico, seguirá o cronograma habitual em todos os bairros e localidades atendidas pelo serviço

Política17 horas atrás

Prefeitura de Marechal Cândido Rondon recebe oficialmente materiais esportivos e novo veículo

O deputado estadual Batatinha foi o parlamentar interveniente tanto na viabilização dos materiais esportivos quanto do veículo e participou do...

Publicidade17 horas atrás

Ortocolchões lança campanha especial de junho com brindes em todas as compras

Promoção une o clima do Dia dos Namorados e a emoção da Copa do Mundo com presentes exclusivos para os...

Otica 1