Fale com a gente
Gramado Presentes

Esporte

Grêmio amarra Flamengo e conta mais uma vez com Borja para encaminhar fuga do Z-4

Tricolor vence por 1 a 0 no Maracanã, chega aos 22 pontos e pode sair da zona do rebaixamento na próxima rodada

Publicado

em

| Foto: @mcortesdasilva8 / CRF / twitter.com/Flamengo |
Martin Luther – Enem

Em um confronto que durou mais de 100 minutos na noite de domingo, no Maracanã, o Grêmio conseguiu voltar a vencer o Flamengo após 10 jogos e ganhar o ânimo que faltava para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão – a distância para o 16º colocado agora é só de um ponto e com duas partidas a menos.

O terceiro capítulo do embate entre gaúchos e cariocas no ano dava calafrios ao técnico Luiz Felipe Scolari. A equipe tinha perdido os dois jogos recentes diante do Flamengo, num agregado de 6 a 0 e com eliminação na Copa do Brasil.

Funerária Alemão

— (A comemoração) Representou uma vitória contra o Flamengo aqui (no Maracanã), três pontos, jogo de 130 minutos, porque a cada bola que saía era mais dois minutos de acréscimo. Três pontos que nos dão hoje uma possibilidade melhor de sonhar com essa saída da zona de rebaixamento. A gente vai dando alguns passos. E, devagar, quem sabe a gente vá conseguir o que pretendemos — comentou Felipão em entrevista coletiva após o jogo.

Não era só uma revanche, mas também três pontos importantíssimos em jogo na luta contra o rebaixamento. Para efetivar tal missão, era preciso superar alguns obstáculos e abdicar de certas vantagens.

Se antes de a bola rolar houve o abraço para selar as pazes entre Gabigol e Felipão, que se desentenderam na quarta-feira, a tranquilidade da noite acabou ali. Afinal, o Grêmio tratou de picotar o transcorrer da partida e amarrar o Flamengo entre ótimos desarmes, interceptações e as chamadas faltas táticas.

Com um início de primeiro tempo lento, nenhuma das equipes assustava. Era exatamente o desejo gremista: travar o Rubro-Negro a ponto de ter a chance de sair em contra-ataque a qualquer momento.

A oportunidade veio com Ferreira. O atacante era a válvula de espace da equipe, mas a vantagem do seu poderio ofensivo e velocidade estava em menor volume pelo auxílio na marcação. Pouco importou quando o cronômetro apontou 47 minutos, e o camisa 11 cruzou da esquerda na cabeça de Borja.

Dados sobre Flamengo 0x1 Grêmio

FLAMENGOLANCESGRÊMIOTOTAL
0Gols11
9Finalizações1019
5Finalizações fora49
2Escanteios46
16Faltas cometidas1733
88%Precisão dos Passes79%
522Passes325847
21Desarmes2849
3Desarmes incompletos47
3Cartões amarelos47

Fonte: Espião Estatístico

Então, os resquícios de provocações reacenderam. Borja travou um longo duelo de bate-boca e empurrões com Rodrigo Caio, mas também levou dedo no rosto de Diego Alves. Com o gol, o atacante provocou o goleiro na comemoração. Minutos depois, mais discussão até a entrada dos vestiários.

Era o prelúdio de uma etapa final tensa. Logo aos dois minutos, Chapecó trombou com Ruan, não aguentou as dores, foi para a ambulância e deu lugar a Brenno. O goleiro, porém, não teve maiores complicações e passa bem.

Os minutos se passavam amarrados, tal qual o Grêmio gostava. O ex-técnico Renato Portaluppi empilhava atacantes no Flamengo. O Tricolor suportava. Aos 36 minutos, Felipão fez as primeiras três trocas de jogadores de linha, dando novo gás à equipe.

Deu certo. Aos 50, a arbitragem marcou pênalti para o Grêmio com o auxílio do VAR, após uma jogada de Léo Pereira contra o xará flamenguista, que tocou com a mão na bola.

Ainda que Borja tenha chutado rasteiro para a defesa de Diego Alves, o resultado – e o andamento do jogo – estava como o Grêmio o roteirizou: a seu favor. Foi desse jeito, com 1 a 0 no placar, que a história terminou.

Só que a estrada da luta para se livrar do rebaixamento ainda é longa. A próxima parada será na Arena da Baixada, no domingo que vem, quando o Grêmio enfrentará o Athletico-PR pela 22ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é 17º colocado com 22 pontos, a apenas um do Juventude, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte