Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Geral

Fotógrafo registra tempestade de raios em Marechal Cândido Rondon

Há previsão de chuva para este sábado

Publicado

em

Registro de tempestade de raio do fotógrafo rondonense Rafael Sturm
Loja Californiana

Nesta sexta-feira (10), à noite, uma tempestade de raios chamou a atenção de vários moradores de Marechal Cândido Rondon. E o fotógrafo rondonense Rafael Sturm registrou alguns momentos dessa tempestade.

As fotos foram compartilhadas nas redes sociais de amigos e seguidores do fotógrafo e o Portal Rondon também quis compartilhá-las.

Gramado Presentes

O Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios, com cerca de 77,8 milhões de raios por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entre os motivos está o fato de ser o maior país da zona tropical do planeta, onde o clima é quente e favorável à formação de tempestades e raios.

Confira a densidade de raios em Marechal Cândido Rondon de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Densidade de descargas: 4,90411361328 por km²/ano
Ranking densidade nacional: 1812
Ranking densidade estadual: 190

Segundo o Simepar, este sábado será de tempo instável em boa parte do Paraná. Há previsão de ocorrência de chuvas isoladas várias vezes durante o dia entre o Oeste, Noroeste e o Norte paranaense. Porém, a incidência de raios não deve ser tão grande hoje. A temperatura mínima prevista para hoje é 14ºC e a máxima é de 26ºC. No domingo (12), as temperaturas devem ficar entre 21ºC e 35ºC.

Registro de tempestade de raio do fotógrafo rondonense Rafael Sturm

Orientações da Copel

Segundo a Copel (Companhia Paranaense de Energia) faz algumas orientações de segurança para os momentos de tempestades de raios (descargas elétricas):

  • Permaneça dentro de casa, saindo apenas se for absolutamente necessário.
  • Afaste-se de portas e janelas abertas, fogões, aquecedores centrais, ferramentas, canos, pias e objetos metálicos de grande massa.
  • Não use o telefone, pois um raio pode atingir as linhas e chegar até quem o estiver utilizando.
  • Não recolha roupas estendidas no varal.
  • Não trabalhe em cercas, telefones, linhas de força, encanamentos metálicos ou em estruturas de aço durante a tempestade.
  • Não lide com material inflamável, contido em recipiente aberto.
  • Não segure varas de pesca com carretilhas ou outros objetos metálicos.
  • Interrompa imediatamente o trabalho com tratores, especialmente se estiver puxando equipamentos metálicos.
  • Não permaneça na água ou em barcos pequenos.

Onde abrigar-se?

  • Se possível, buscar refúgio num automóvel (é um excelente abrigo contra os raios) ou no interior de edificações;
  • Havendo, nas proximidades, árvores isoladas, o melhor será agachar-se ou deitar-se a uma distância correspondente a duas vezes a altura da árvore mais próxima;
  • Afastar-se do topo de colinas, de áreas abertas (onde você passa a ser o ponto mais alto), cercas de arame, varais metálicos e qualquer outro objeto condutor de eletricidade.
  • Lembre-se de manter os pés juntos: ao atingir o solo a descarga elétrica se propaga em ondas concêntricas, como quando se atira uma pedra na água, gerando diferenças de potencial elétrico no chão. Mantendo os pés juntos, você evita a passagem da eletricidade pelo corpo.

Djenifer Becker Osteopata
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte