Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Emocione-se com a história dos rondonenses no enfrentamento da pandemia através da série “Marcas” do Sicredi

Marlos e Fernanda, proprietários da Fries Hamburgueria participam do terceiro episódio

Publicado

em

lift training

Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes tiveram histórias retratadas nos episódios “Marcas: histórias conectam”, uma série de minidocumentários com quatro episódios, feita para relatar o que moradores de municípios pequenos sentiram com a pandemia e como cada agência do Sicredi ajudou os associados nesse enfrentamento.

Esse olhar sensível para as necessidades do próximo sempre foi diariamente exercitado dentro do Sicredi. E, especialmente num período de incertezas, medo e angústia, precisou ser intensamente praticado. Não só para atender as grandes e evidentes necessidades, mas para enxergar as pequenas demandas que, por vezes, passam batidas.

Ótica da Visão

“Nós, enquanto instituição financeira, precisamos olhar para as pessoas e ouvi-las. E nunca foi tão importante ouvir as pessoas como agora, porque nunca passamos por um momento tão delicado quanto a pandemia. Como a imprensa tradicional foca mais nas histórias dos grandes centros, sentimos que precisávamos contar como os moradores de pequenos munícipios encararam esse momento. Então tivemos a ideia de lançar essa série para falar sobre a pandemia com diversos pontos de vista nas cidades de atuação da cooperativa. Batizamos de ‘Marcas: histórias conectam’ porque contamos quais marcas a pandemia tem deixado, e porque, no fim das contas, está tudo interligado’”, explica Fernando Barros Fenner, diretor executivo da Sicredi.

Os episódios estão sendo lançados no canal do Youtube da Sicredi Aliança PR/SP. Quatro Pontes abriu a série. Confira o vídeo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=RMkS3PnRn0Q.

“Quando você ama o que faz, todo o sistema sente”

Essa foi uma das frases ditas pela personagem que ajuda a compor o episódio de Quatro Pontes (PR), Rosemere Brandt Dalpizzol, que é produtora rural. Junto com o marido, Osvanir Dalpizzol, ela administra uma empresa que atua na compra e venda de rações e equipamentos para piscicultura, além de estar envolvida em todo processo do cultivo, produção e comercialização da tilápia. A estratégia para enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia foi a cautela.

“Sabíamos que as pessoas não iam parar de se alimentar, e como nós estamos inseridos numa atividade de produção de alimento, isso nos forneceu engajamento para gente se manter sólido. Em muitos casos sugerimos ao nosso cliente uma redução de peixes por metro quadrado, para segurar um pouco a onda, assim a gente reduz o custo de energia, reduz a quantidade de ração, todo o sistema funciona de maneira mais tranquila e, dependendo do contexto do mercado, a gente vai ter essa segurança”, conta Rosemere. O casal fortaleceu o elo com o Sicredi nesses últimos meses. “O sucesso nos empreendimentos que a gente fez até agora é graças à parceria que temos com o Sicredi, as portas que abriram para nós. É isso que nos dá segurança de dar continuidade”, agradece Osvanir.

Eles fazem parte do grupo de associados atendidos pela Elaine Sanders, gerente da agência Sicredi em Quatro Pontes. “Grande parte da população que a gente atende é agro. E o agro conseguiu contornar as adversidades. O mundo precisa de alimentos, cada vez mais! Estamos saindo da pandemia mais fortes, cada pessoa mostrou o quanto é capaz. O que a pandemia deixou para o Sicredi foi a ideia de que a gente precisa transformar juntos, sozinho não vamos conseguir transformar nada”.

Marlos Sidney Fries e Fernanda Jaqueline Leismann, proprietários da Fries Hamburgueria, de Marechal Cândido Rondon, contam sua história no terceiro episódio da série, que foi ao ar nesta segunda-feira (27).

“A gente já estava sofrendo porque o movimento tinha caído, aí veio a pandemia e, para completar, deu um incêndio na hamburgueria”.

Eles relembraram tudo que precisaram fazer para se reerguer e onde procuraram ajuda.

Ricardo Luiz Leites de Oliveira, presidente da Acimacar na ocasião da gravação, também relembrou de suas perdas pessoais e relatou o trabalho da Associação para colaborar com a indústria e comércio de Marechal Cândido Rondon.

A secretária de Saúde rondonense, Marciane Specht lembra, no episódio, que tinha uma ânsia muito grande de estudar para saber se as medidas de enfrentamento realmente seriam eficazes.

“Se eu não fosse para frente […] quem faria por mim?”, comentou Fernanda, da Fries.

Todos os participantes, muito emocionados, retratam as fases pelas quais passaram, inclusive o diretor executivo da Sicredi, de Marechal Cândido Rondon, Fernando Barros Fenner.

“Nós nos questionamos: por que acordamos todos os dias no Sicredi para abrir as agências? O que tem por trás disso? É nossa missão agregar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas. E assim trabalhamos de maneira individualizada o caso de cada associado. Teve uma energia muito positiva de todo o time olhando para o cuidado com o outro e não só para o seu cuidado próprio”, se orgulha Fernando Barros Fenner, diretor executivo da Sicredi.

Assista ao vídeo:

Cronograma

Olímpia e Jaboticabal, em São Paulo também fazem parte da série. Acesse www.youtube.com/sicredialiancaprsp, confira o episódio de estreia sobre Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon e Olímpia e não perca o episódio de Jaboticabal.

*com informações de Assessoria

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte