Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Aulas e atendimentos em postos de saúde são suspensos após temporal de granizo danificar centenas de imóveis em Jandaia do Sul

Segundo a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, cerca de 1.400 pessoa foram afetadas pelo temporal. Lonas e telhas são distribuídas para moradores que tiveram telhados destruídos pelas pedras

Publicado

em

|Foto: Reprodução/RPC|
Rui Barbosa

A chuva de granizo que atingiu Jandaia do Sul, no norte do Paraná, causou estragos em vários imóveis do município o que fez com a prefeitura suspendesse as aulas nas escolas, o transporte escolar, a aplicação de doses de vacinas e atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com telhados perfurados e estruturas afetadas, os atendimentos em todos os postos de saúde foram suspensos nesta quinta (9) e sexta-feira (10). Casos urgentes devem procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM) que também teve vidros de janelas quebrados.

Dr Guilherme Dentista

As aulas só devem ser retomadas na segunda-feira (13). As estruturas de várias escolas foram afetadas e os ônibus do transporte escolar também foram atingidos pelas pedras de granizo. A prefeitura informou que está realizado o conserto dos locais.

Conforme a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, cerca de 1.400 pessoas foram afetadas pelo temporal de granizo que atingiu as regiões dos bairros Nova Jandaia e Jardim Esmeralda.

Lonas são distribuídas no prédio da Defesa Civil e um caminhão de Londrina carregado com telhas foi para a cidade para ajudar os moradores.

Os prédios da Universidade Federal do Paraná e da Faculdade de Jandaia do Sul também foram atingidos. Nas duas instituições, documentos e computadores foram danificados.

No campus da UFPR, o telhado de todo o prédio terá que ser trocado e a rede de energia elétrica terá que ser reparada. Parte dos livros da biblioteca foram perdidos, laboratórios foram inundados pela chuva e documentos perdidos.

“Ainda estamos contabilizando, mas o prejuízo vai ser grande com documentação, computadores. A gente conseguiu salvar metade da biblioteca”, disse o diretor do campus avançado da UFPR, José Eduardo Padilha de Souza.

A Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan) estima um prejuízo de R$ 500 mil.

“Vai ter que trocar toda a cobertura, o forro, móveis e os danos elétricos ainda não foram contabilizados”, contou o diretor da instituição, João Lourenço de Almeida.

Susto e prejuízo

Os moradores que tiveram as residências atingidas contam que a chuva ocorreu de forma rápida, não dando tempo para eles salvarem móveis e equipamentos eletrônicos.

“Estragou bastante. O telhado de fora, dentro estragou armário, geladeira, mesa, sofá, televisão e também teve estrago nos quarto. O susto foi muito grande”, lembrou o vendedor José Roberto Fernandes.

“Foi de repente. Não deu tempo de pensar em muita coisa. Estragou a minha casa e o bar que sou sono. Nunca passamos por isso”, contou o comerciante José Natalino Toledo.

O encanador Altevino Alves afirma que as pedras que atingiram a casa e o carro dele tinham tamanho de uma laranja.

“Destruiu tudo o que gente tinha. O telhado da minha casa está parecendo uma peneira. Até o meu carro estragou”, lamentou.

A prefeitura montou um abrigo no Ginásio de Esportes da Cidade para atender as famílias que não poderão ficar em casa devido aos problemas provocados pela chuva. Ainda não há um balanço de quantas pessoas precisarão passar a noite fora de casa.

Doações

A prefeitura está pedindo doações de alimentos, colchões, roupas e lonas. Os itens podem ser entregues no ginásio de esportes, no prédio da Defesa Civil e ainda é possível ligar para os telefones (43) 3432-5050 ou 3432-8458.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte