Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Ações em prol da vida norteiam movimento Setembro Amarelo em Pato Bragado

Secretaria de Saúde promove explanações aos servidores públicos para que se mantenham cientes da prevenção ao suicídio e atuem como interlocutores, na precaução de problemas à comunidade

Publicado

em

Martin Luther – Enem

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado está desenvolvendo o trabalho de prevenção ao suicídio e valorização da vida com os servidores públicos. A ação tem como propósito o movimento Setembro Amarelo e iniciou nessa semana, pelas psicólogas Vanessa Fernanda Schons Ripp e Karoline Marchiore que estão indo de encontro às Secretarias.

As profissionais afirmam que pelo movimento Setembro Amarelo atenção é reforçada para um problema que pode ser evitado e o olhar voltado aos servidores públicos, objetiva que em suas funções de prestadores de serviços à população, estejam atentos e cientes da problemática para que reconheçam em si, quando houver a necessidade de procurarem ajuda e também atuem como interlocutores da Secretaria, na precaução de problemas à comunidade.

Charles Pinturas

Nesse sentido, durante os encontros com os servidores, Vanessa e Karoline estão apontando algumas formas de acolher a pessoa e prevenir o suicídio, como informar familiares e pessoas próximas, procurar apoio profissional e estimular a pessoa a buscar ajuda e não desistir.

Conforme as psicólogas, a prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessário o apoio da sociedade para vencer as barreiras para a prevenção, que englobam uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo.

Para o prefeito Leomar Rohden, o Mano, as questões que envolvem o suicídio são muito complexas e nem sempre os familiares percebem que ao seu lado alguém não está bem, que precisa de ajuda. “Portanto, é fundamental que nossos servidores reconheçam a necessidade de ajuda, apoiem seus familiares e ao perceber algo na comunidade, contatem os serviços disponibilizados pela Secretaria, colaborando assim, para a detecção de um problema que pode ser enfrentado e solucionado”, reforça.

As profissionais prestam atendimento na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF). Os atendimentos são realizados mediante agendamento pelo número 3282-1770 ou pessoalmente.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte