Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

“A Praça Willy Barth está perdendo todas as árvores”, reclamam os rondonenses. A Prefeitura justifica

A praça não será mais a mesma. Ela vai ser praticamente refeita do zero

Publicado

em

FOTOS: Fernando Nègre
Rui Barbosa

Internautas do Portal Rondon têm reclamado constantemente que as árvores da Praça Willy Barth estão sendo cortadas. As pessoas disseram à redação que, no final de semana não têm sombra na praça para aproveitarem com a família.

Diante de várias perguntas, o Portal Rondon foi investigar o que está acontecendo. E a explicação para esse problema é a completa revitalização da praça.

Portal Facebook

Talvez não pareça, mas a praça tinha 470 árvores antes que a retirada foi iniciada. Se você passar por lá nesta quarta-feira (1º) vai notar que o cenário já está diferente. E pode parecer assustador, mas outras árvores ainda serão cortadas. E por que parece que estão cortando também árvores sadias?

Conversamos com o Secretário de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes para entender melhor as intenções do governo municipal e descobrimos que tudo isso tem um propósito e está sendo feito com acompanhamento dos engenheiros ambientais da prefeitura.

“Vamos fazer uma revitalização na praça. Algumas árvores estão podres no tronco perto da raiz. Mais de 70% das que foram tiradas estavam nessa condição. De outras árvores foram tirados galhos, pois estavam com a copa aberta. Ainda serão tiradas outras, que estão pendidas ou com a raiz arrancando a calçada. Vamos deixar apenas as que estão bem sadias e que vão auxiliar na arborização e no paisagismo, senão não conseguimos elaborar o projeto que planejamos”, explica Backes.

Agora a curiosidade aumentou, né?! Você deve estar se perguntando por que a Prefeitura precisa tirar tantas árvores assim. Por que precisam de tanto espaço?

O Portal Rondon também conversou com o engenheiro civil que coordena a Secretaria de Coordenação e Planejamento, Alisson Ostjen, que contou à redação quais novidades os rondonenses vão encontrar na praça.

Se você vislumbrar a descrição do secretário de Planejamento, notará que a praça não será mais a mesma. Ela vai ser praticamente refeita do zero.

“Algumas coisas serão mantidas, mas não do jeito que estão, elas serão reformadas. Outras coisas serão demolidas, refeitas e melhoradas. Haverá equipamentos e caminhos novos. A praça vai ser melhor iluminada, com novos espaços para convivência, para tomar chimarrão com a família, para o pessoal sentar e curtir e apreciar a praça. Vai ter um parque maior e mais bonito, quadras de esporte, áreas “instagramáveis” que ficam bonitas em fotos, uma pista de caminhada bem grande percorrendo a praça, uma área que vai abranger Skate Park, Pump Track e Bowl, onde os adeptos de equipamentos de roda poderão se divertir e praticar suas atividades”.

Aquele trator que você já deve ter tirado uma foto na infância, que é uma relíquia de Marechal Cândido Rondon, utilizado para a abertura das primeiras estradas, também será mantido na praça. Entretanto, ele será colocado em outro lugar, com mais evidência e também deverá receber uma revitalização.

A academia ao ar livre também sairá do lugar que está. Mas a estrutura vai permanecer na praça.

E quando vamos poder desfrutar de toda essa obra? A Prefeitura quer dar início à revitalização ainda neste ano de 2021. Por enquanto, o custo estimado é de R$ 4 milhões.

O prefeito Marcio Rauber já deu sua aprovação para alguns ambientes. Contudo, “o projeto arquitetônico não está 100% concluído”, conta Alisson. Por isso, pode ser que alguns ambientes e equipamentos divulgados nesta matéria podem não fazer parte da nova estrutura, assim como outros podem ser acrescentados.

Agora nos resta aguardar por essa obra que, com certeza, é muito esperada pelos munícipes já que a estrutura da Praça Willy Barth está precária.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte