Fale com a gente
D Marquez

Política

Vereadores rondonenses posicionam-se contra novas praças de pedágio na região

Requerimentos serão enviados ao presidente e deputados

Publicado

em

Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon | FOTO: Cristiano Marlon Viteck
Rui Barbosa

Na sessão de ontem (23) do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, foram aprovados requerimentos em que há manifestação contrária à instalação de novas praças de pedágio no Oeste do Paraná, tema que tem mobilizado a comunidade e políticos na região.

Um dos requerimentos é de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca), Claudio Kohler (Claudinho), Moacir Froehlich, Cristiano Metzner (Suko), Arion Nasihgil, Valdecir Schons (Paleta) e Iloir de Lima (Padeiro).

Bonni Restaurante

Eles solicitam aos deputados federais do Paraná que defendam os interesses da população, que tem repudiado a construção de novas praças de pedágio na BR-163, nos trechos Mercedes-Guaíra e Toledo-Cascavel. Além disso, os vereadores cobram os deputados federais para que defendam tarifas menores.

“A instalação de novas praças de pedágio gera, automaticamente, maiores custos de escoamento. Pedimos aos nossos deputados federais que estejam atentos aos modelos e concessões que serão votadas e busquem a defesa por menores tarifas, pela segurança jurídica de haver obras em período de tempo proporcional e razoável, mas que não onerem cada vez mais o bolso dos cidadãos, que já passam décadas arcando com um modelo falido e sem resultados de real concretude”, afirmam.

O outro requerimento, de autoria dos vereadores Rafael Heinrich e Paleta, tem como destinatário o presidente Jair Bolsonaro e também solicita a exclusão das praças de pedágio na região previstas no novo projeto de privatização de estradas federais no Paraná.

“Considerando as inúmeras manifestações de todo o Oeste do Paraná e o anseio da maioria da população rondonense, solicitamos ao excelentíssimo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro que autorize a tomada de providências junto ao Ministério dos Transportes, para que não tenhamos as praças de pedágio citadas acima”, requerem Rafael Heinrich e Paleta.

Eles citam que a região é um dos celeiros do Brasil e a implantação de novas praças de pedágio contribuirá para a inflação dos alimentos em todo o país, que já chegou a 15% em 2020, segundo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os dois vereadores ainda enfatizam que no primeiro semestre de 2021 houve alta dos insumos necessários à produção de proteína animal, especialmente da soja (65,9%) e milho (72,3%), resultando em dificuldades por parte das agroindústrias da região.

Se você também é contra as novas praças de pedágio, pode demonstrar sua opinião através do abaixo-assinado criado pelo grupo “MCR contra o Pedágio”, clicando aqui.

*com acréscimo de informações do Portal Rondon

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte