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Trecho da PR-445 terá cobrança de pedágio em novo contrato de concessão de rodovias

Rodovia tem mais de 100 quilômetros de extensão, passa pelos municípios de Mauá da Serra, Londrina e Cambé. Local onde a praça será instalada e os valores das tarifas ainda não foram definidos

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|Foto: Reprodução/RPC|
Camargo Café

Com a divulgação da tabela que vai ajudar a definir o preço das tarifas de pedágio nas novas concessões no Paraná, o governo do estado confirmou um trecho da PR-445, no norte do estado, terá uma praça de cobrança.

A decisão foi tomada pelo governo do estado com o Ministério da Infraestrutura que discutiram os novos contratos de concessão de rodovias.

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A decisão foi tomada mesmo após protestos de moradores, agricultores e comerciantes da região. À época, os manifestantes afirmaram que o pedágio vai prejudicar a economia regional.

A PR-445 tem papel fundamental no desenvolvimento da região, é por onde passam milhares de produtos para importação e exportação. É também o principal acesso à BR-376, que leva à Curitiba e ao Porto de Paranaguá.

O local onde as cabines de cobrança ficarão e os valores que serão cobrados ainda não foram divulgados.

Duplicação da PR-445

O trecho da PR-445 tem mais de 100 quilômetros. A rodovia começa em Mauá da Serra e segue com pista simples até o distrito de Irerê. De Irerê até a entrada de Londrina, cerca de 17 quilômetros, o trecho foi duplicado pelo governo estadual.

De Londrina e Cambé a rodovia foi duplicada há mais de cinco anos. Depois disso, a PR-445 volta a ter pista simples até o viaduto de acesso ao distrito da Warta e no trecho da rodovia que vai para Bela Vista do Paraíso.

Durante as discussões sobre as alternativas para terminar a duplicação da rodovia, foi analisado a possibilidade da obra ser bancada pelo governo do estado ou alguma concessionária de pedágio. Também foi analisado se o governo executaria o obra e depois repassaria para o pedágio apenas a manutenção.

Além da PR-445, também serão pedagiadas as rodovias PR- 323, PR-280 e PR- 092, no norte pioneiro, e as PR-418 e PR-151.

Concessão de rodovias

As atuais concessões terminam neste ano e, depois disso, os novos contratos serão firmados. Uma das discussões com a Assembleia Legislativa é ter um modelo que reduza as tarifas.

Por exemplo, a praça de pedágio de Jataizinho, que hoje tem a tarifa mais cara do Paraná – R$ 26,40 para carros de passeio – deve ir a leilão a R$ 11,89. As concessionárias vão dar os descontos em cima desse valor. Segundo o governo, a tarifa pode chegar a R$8,91.

O novo pacote de concessão vai repassar 3 mil quilômetros de estradas do Paraná para concessionárias de pedágio. Os trechos serão divididos em seis lotes. Além de manutenção e duplicação, há também obras de contornos, viadutos e trincheiras.

A atual concessão das rodovias do estado vence em 27 de novembro. O estado vai assumir as rodovias até que seja marcado o leilão para definir as novas concessionárias que vão administrar as estradas do Paraná pelos próximos 30 anos.

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