Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Mais um rondonense vence a luta contra a Covid-19 após 62 dias internado e 36 dias intubado

A família e os médicos dizem que foi um milagre

Publicado

em

Martin Luther – Enem

A Covid-19 já vitimou 569.058 pessoas no Brasil. Só no Paraná foram 36,484 e em Marechal Cândido Rondon perdemos 128 munícipes para este coronavírus recém-descoberto.

Em meio a esse cenário de milhares de óbitos, nas últimas semanas, temos ouvido com um pouco mais de frequência a frase “venceu a Covid-19” e, desta forma, a esperança de dias melhores para a saúde de nossa cidade, do Estado, do País e do mundo se mantém viva.

Portal WhatsApp

Hoje, o Portal Rondon traz um novo caso de superação. Willyans Lamb, de 38 anos, é mais um rondonense que pode dizer: “Eu venci a Covid-19!”

Willyans percebeu os primeiros sintomas no dia 04 de junho deste ano. Ele procurou atendimento médico dois dias depois e fez o teste no dia 08. Quando saiu o resultado, no dia 10, ele foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Com a evolução dos sintomas, Willyans teve que ser intubado no dia 12 de junho, bem na época em que não tinha vagas de UTI na região. Lembra dos noticiários?

Por sorte, o plano de saúde do rondonense conseguiu uma vaga para ele dar continuidade ao tratamento, mas era lá em Curitiba. Como seu estado era gravíssimo, ele teve que ser transferido de avião urgentemente.

Na capital do Estado, Willyans ficou intubado por 36 dias recebendo cuidados intensivos. Nesse tempo, ele passou por uma pneumonia severa, teve infecção no sangue, fibrose pulmonar, complicações renais e hipertensão.

“Os médicos fizeram tudo que foi possível”, a família contou à redação. “Entretanto, eles já tinham perdido as esperanças”.

Somente um milagre poderia tirar o rondonense daquela situação. Como última tentativa de salvar a vida de Willyans, os médicos autorizaram a visita de um familiar. E “isso foi crucial para dar início à sua recuperação”, relata a família.

Edison Lamb, o pai de Willyans, foi o primeiro a ir ao hospital. E ele foi determinado à trazer o filho de volta à vida. Na UTI, o pai conversou com Willyans e orou muito. Colocou áudios da família para que ele ouvisse o que gostariam de lhe dizer e sentisse que todos esperavam com fé por sua recuperação. Também reproduziu mensagens dos amigos, de pastores e da filhinha do rondonense.

Um dia após a visita do pai, Willyans, intubado há mais de 30 dias, começou a reagir de forma surpreendente ao tratamento. E aí, os médicos autorizaram outros familiares a visitá-lo. Na semana seguinte, sua mãe e também seu irmão foram vê-lo, e continuaram passando mensagens positivas.

Poucos dias depois, ele foi extubado e pode ir para o quarto, onde continuou com o tratamento e acompanhamento médico.

Quinta-feira (12), da última semana, foi o dia em que Willyans pode comemorar mais um marco importante na sua vida: ele finalmente recebeu alta e pode voltar para Marechal Cândido Rondon. O retorno para casa aconteceu no mesmo dia em que ganhou alta. E foi a Frimesa, empresa em que ele trabalha, que conseguiu providenciar o translado de ambulância de Curitiba para cá.

“Foi um milagre!”, contam os familiares. “Até os médicos admitiram que um milagre salvou a vida dele”.

Há, ainda, um longo processo de recuperação pela frente. O rondonense continua debilitado. Terá de prosseguir com o tratamento fazendo fisioterapia e recebendo acompanhamento médico por um bom tempo. Mas, para quem chegou a estar com o pulmão 100% comprometido, a alta hospitalar é um sucesso. Willyans venceu a Covid-19!

De acordo com os relatos da família, os médicos garantiram que o rondonense não tem sequelas no pulmão, e seu tratamento terá sequência aqui, em Marechal.

Willyans ainda não tinha sido vacinado quando contraiu o vírus. A imunização para a sua faixa etária começou somente no dia 17 de julho, quando ele já estava quase 40 dias internado e há mais de 30 dias intubado. No total, o rondonense passou 62 dias internado e 36 dias intubado.

A família lembra que o período em que o rondonense passou na UTI foi de muita aflição e angústia.

“Mas nunca perdemos a esperança de vencer essa doença, por mais que os médicos desacreditavam da sua recuperação”.

O rondonense é um dos 6.466 recuperados.

Durante a conversa com o Portal Rondon, a família disse que gostaria de deixar um agradecimento à toda equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Cândido Rondon, que prestou os primeiros atendimentos. Também agradeceram à equipe da Unimed, aos demais familiares, aos amigos e todos que promoveram correntes de oração. Além, é claro, de deixar sua gratidão a todos os médicos e enfermeiras de Curitiba e à empresa Frimesa, que não mediu esforços dando apoio à família durante todo esse período.

Sem dúvidas, a emoção deve ter tomado conta de você em algum momento da leitura dessa história, de fé e superação do vírus que tem ceifado milhares de vida pelo mundo. Neste momento, é importante lembrar que ainda não estamos livres da Covid-19, e pode demorar muito tempo para estarmos completamente seguros, mesmo com o avanço da imunização. Percebemos isso facilmente acompanhando os noticiários. Portanto, continue se cuidando e lembrando às pessoas que convivem contigo de seguirem com os devidos protocolos de segurança: uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, higienização das mãos. Evitar aglomerações é imprescindível. Você não tem como saber quem é que está com o vírus, especialmente quando for a um local com um monte de desconhecidos. E por último, mas muitíssimo importante: a vacina. Não deixe de se imunizar quando chegar a sua vez. A vacina é extremamente importante porque evita a evolução de casos mais graves. Cuide-se. Milagres acontecem, mas não dependa deles.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte