Fale com a gente
Sicredi

Geral

Incêndios em vegetação aumentam 40% nos primeiros sete meses de 2021, em Cascavel, dizem bombeiros

Segundo o Corpo de Bombeiros, registros passaram de 164, de janeiro a julho de 2020, para 288 neste ano; bombeiros atribuem aumento de casos à estiagem na cidade e ação humana.

Publicado

em

Cascavel registrou mais de 280 incêndios em vegetação em 2021 — Foto: RPC/Reprodução
Providência

Incêndios em vegetações aumentaram 40% nos primeiros sete meses de 2021, em Cascavel, em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com os bombeiros, os registros passaram de 164, de janeiro a julho de 2020, para 288 neste ano.

Funerária Alemão

A tenente do Corpo de Bombeiros Mariana Lorenzi informou que o aumento de casos está relacionado à estiagem na cidade.

Entretanto, 90% dos incêndios ambientais ocorrem por causa da ação humana.

“A estiagem, a geada, a umidade relativa do ar e até mesmo a temperatura contribuem bastante, em alguns momentos do dia, para disseminação desses incêndios. Por esses fatores climáticos influenciarem, esse incêndio acaba se propagando muito rápido e as pessoas acabam perdendo o controle”, explicou.

Conforme os bombeiros, a geada deixa a vegetação seca e, por isso, o inverno é o período com o maior risco de incêndio.

Como há previsão de ondas de frio em agosto, os bombeiros pedem a colaboração da população para não acender fogo em casa sem necessidade, como para limpar terrenos ou queimar lixo.

“Essas pessoas podem ser responsabilizadas. A gente trabalha em parceria com a prefeitura, pela Secretaria de Meio Ambiente. Todos os atendimentos que a gente realiza, a gente repassa para que eles possam ir até o local para fiscalizar e notificar o proprietário, se for o caso.”

Infrações

Conforme a prefeitura, a infração por pequenas queimadas pode resultar em multa de R$ 471 ao responsável.

Em caso de incêndios em área de preservação ou provocados com a queima de resíduos perigosos, a multa aplicada é a partir de R$ 5 mil.

Os responsáveis por grandes incêndios ainda podem ser denunciados ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e responderem por crime ambiental, que tem pena prevista de dois a quatro anos de prisão.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte