Fale com a gente
CHOPP Providência

Geral

Estado lança na segunda-feira Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação de Bioinformática

Objetivo é fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e promover o desenvolvimento científico e tecnológico na área, envolvendo representantes da academia e empresas relacionadas aos setores do Agro, Saúde e Biologia Evolutiva.

Publicado

em

A Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realizam na próxima segunda-feira (09), a partir das 14h30, a cerimônia online de lançamento do NAPI Bioinformática. - Foto/Arte: Fundação Araucária

A Fundação Araucária e a Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançam, na próxima segunda-feira (9), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) de Bioinformática. A cerimônia é online e será transmitida a partir das 14h30 pelo canal da Fundação Araucária no YouTube.

O objetivo é fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e promover o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Bioinformática. A proposta deve envolver atores dos ecossistemas acadêmico, empresarial e industrial relacionados aos setores do Agro, Saúde e Biologia Evolutiva.

Alpha Investimentos

O NAPI também deve consolidar a infraestrutura de computação multiusuária de alto desempenho como apoio estratégico aos grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com suporte das linhas de pesquisa em Bioinformática.

O QUE É – Bioinformática é um campo interdisciplinar que alia áreas como ciência da computação, estatística, matemática e engenharias para analisar, interpretar e processar dados biológicos. No NAPI de Bioinformática, os trabalhos devem envolver os três setores citados acima.

Programação do evento:

14h30 – Boas-vindas: Aldo Bona, superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

14h40 – Apresentação do NAPI Bioinformática: Luiz Márcio Spinosa, diretor Científico, Tecnológico e de Inovação da Fundação Araucária; Roberto Ferreira Artoni, coordenador do NAPI Bioinformática; e Jorge Edison Ribeiro, pesquisador e coordenador técnico do NAPI Bioinformática

15h – Palavra Aberta

15h15 – Encerramento: Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária.

Ponto Com
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3033
18 21 23 43 55 58
Atualizado: 2026-07-21 22:12:15
Estimativa próximo concurso:
R$ 42.000.000,00
Próxima data: 21/07/2026

Lotofácil: Concurso 3740
01 02 05 06 08 09 11 12 13 15 16 17 20 21 22
Atualizado: 2026-07-21 22:12:17
Estimativa próximo concurso:
R$ 15.000.000,00
Próxima data: 21/07/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1