Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Bispo emite posicionamento a respeito das atividades do grupo “Católicos Ultraconservadores” na área da Diocese de Toledo

Além de contextualizar a motivação do documento e esclarecer a população, D. João apresenta recomendação aos diocesanos

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Academia Meu Espaço

O bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Seneme, emitiu na última segunda-feira (16), um posicionamento oficial a respeito das atividades do grupo “Católicos Ultraconservadores – Resistência” na região diocesana.

Além de contextualizar a motivação do documento e esclarecer a população, D. João apresenta recomendação aos diocesanos. Ratifica que “não há qualquer contato entre a Diocese de Toledo e esse movimento”. Leia o documento na íntegra:

Family Pets

POSICIONAMENTO OFICIAL A RESPEITO DAS ATIVIDADES DO GRUPO CATÓLICOS ULTRACONSERVADORES NA ÁREA DA DIOCESE DE TOLEDO

Circula em nossa área diocesana um certo grupo de pessoas respondendo pelo nome de “Católicos Ultraconservadores – Resistência”, o mesmo tem organizado celebrações de missas e espaço para realização de outros sacramentos sem permissão do Bispo Diocesano. Ultimamente chegou ao meu conhecimento a ligação do grupo com o Mosteiro da Santa Cruz da cidade de Nova Friburgo, RJ. Pois bem, o referido mosteiro rege-se pelas orientações do Arcebispo Marcel Lefebvre, figura conhecida no ambiente católico por suas posturas pouco sinodais e por seu comportamento cismático. Há que recordar os grandes esforços despendidos pelos Sumos Pontífices São João Paulo II e Bento XVI a fim de assegurar a plena comunhão com a Igreja de todos os seguidores do Arcebispo. Graças a Deus, muito se tem conseguido e os frutos são numerosos. No entanto, ainda se verifica que não há a plena atenção às súplicas e propostas generosas de diálogo e empenho pela comunhão.

Os monges do Mosteiro Santa Cruz não estão em comunhão com o Papa Francisco e, consequentemente, com a Igreja Católica Apostólica Romana. Portanto, os supostos sacramentos realizados nas celebrações organizadas pelo grupo não são reconhecidos pela Igreja, sendo inválidos.

Em vista disso, buscando preservar nossa unidade diocesana RECOMENDO, COM INSISTÊNCIA, PARA QUE NOSSOS DIOCESANOS NÃO PARTICIPEM DAS ATIVIDADES DO REFERIDO GRUPO.

Reitero que não há qualquer contato entre a Diocese de Toledo e esse movimento. Inclusive, nossos espaços de culto não servem a essas atividades.

Sem mais, invoco a bênção do Pai pela mediação de Cristo, Rei do Universo e intercessão de Maria, a Mãe da Igreja, a cada fiel que esta publicação alcance. Atenciosamente, D. João Carlos Seneme.

Toledo, 16 de agosto de 2021.

A Diocese de Toledo é composta por 31 paróquias em 19 municípios, entre eles: Assis Chateaubriand, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Guaíra, Iracema do Oeste, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.

Portal Rondon com informações da Revista Cristo Rei

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte