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Após CCJ rejeitar 40 emendas, Alep aprova em 2º turno cessão de rodovias estaduais do Paraná para o Governo Federal

Novo modelo de concessão prevê criação de 15 novas praças de pedágio com tarifas mais baixas que as atuais

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|Foto: Reprodução/RPC|
Velho Oeste

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em 2º turno, na manhã desta quarta-feira (18), o projeto que prevê que rodovias estaduais sejam delegadas ao Governo Federal.

O repasse de rodovias estaduais para o Governo Federal é um passo fundamental para a implantação da nova concessão de pedágio pelos próximos 30 anos.

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40 deputados votaram pela cessão das rodovias e 12 votaram contra o projeto. O projeto precisa ter a redação final aprovada e ser sancionado pelo governador.

Como votou cada deputado

DeputadoPartidoVoto
Ademar TraianoPSDBNão votou
Adeemir BierPSDSim
Alexandre AmaroRepublicanosSim
Alexandre CuriPSBSim
Anibelli NetoMDBSim
Arilson Maroldi ChioratoPTNão
Artagão JuniorPSBSim
Boca Aberta JuniorPROSNão
Cantora Mara LimaPSCNão votou
Cobra ReporterPSDSim
Coronel LeePSLNão
Cristina SilvestriCidadaniaSim
Delegado Fernando MartinsPSLSim
Delegado FrancischiniPSLSim
Delegado JacovosPLSim
Do CarmoPSLSim
Douglas FabrícioCidadaniaSim
Dr. BatistaDEMSim
Elio RuschDEMSim
Emerson BacilPSLSim
Evandro AraujoPSCSim
Francisco BuhrerPSDSim
GaloPODESim
Gilberto RibeiroPPSim
Gilson de SouzaPSCSim
GouraPDTNão
Gugu BuenoPLSim
Hussein BakriPSDSim
Homero MarchesePROSSim
Jonas GuimarãesPSBSim
Luciana RafagninPTNão
Luiz Carlos MartinsPPSim
Luiz Cláudio RomanelliPSBNão
Luiz Fernando GuerraPSLSim
Mabel CantoPSCNão
Marcio PachecoPDTSim
Mauro MoraesPSDSim
Michele CaputoPSDBSim
Nelson JustusDEMSim
Nelson LuersenPDTSim
Paulo LitroPSDBSim
Plauto MiróDEMSim
Professor LemosPTNão
ReichembachPSCSim
Requião FilhoMDBNão
Ricardo ArrudaPSLSim
Rodrigo EstachoPVSim
Soldado Adriano JosePVSim
Soldado FruetPROSNão
Subtenente EvertonPSLNão
Tadeu VeneriPTNão
Tercilio TuriniCidadaniaSim
Tiago AmaralPSBSim
Tião MedeirosPTBSim

A votação aconteceu após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep rejeitar 40 emendas apresentadas por deputados durante a primeira votação.

As emendas tinham como proposta a proibição de criação de novas praças de pedágio e a contenção do chamado “degrau tarifário”, que pode aumentar as tarifas em cerca de 40% após os primeiros anos da concessão.

O líder do governo na Alep e relator do projeto Hussein Bakri (PSD) afirmou que uma comissão deve ser formada para debater o modelo quando a concessão for ser discutida mais adiante.

“O governador nos deus a incumbência para montar uma comissão e nós vamos poder participar da discussão com todos estes temas”, afirmou Bakri.

A oposição, por outro lado, acredita que os ritos legislativos não foram respeitados. “O projeto não passou por todas as comissões que deveria”, afirmou Professor Lemos (PT).

Após a votação, os deputados que votaram contra o projeto apresentaram quatro requerimentos pedindo a votação das emendas rejeitadas. Até as 13h30, três requerimentos tinham sido rejeitados.

O projeto aprovado prevê que 15 novas praças de pedágio sejam instaladas em rodovias estaduais.

O novo modelo, no entanto, precisará ainda ser analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) antes de ir a leilão.

Novas concessões

No novo modelo de concessão de pedágio, em andamento para a implantação no estado, dos 3,3 mil km de rodovias que serão administradas por concessionárias, 1.182 km são de estradas estaduais, divididos entre 26 PRs.

O novo modelo prevê a disputa de cada lote por menor preço oferecido: vence a empresa que oferecer o maior desconto. Para garantir a execução das obras será exigido um aporte financeiro. Quanto maior o desconto, maior valor do depósito.

A expectativa do governo é de que as tarifas fiquem, em média, de 45% a 50% mais baratas do que os valores atuais.

A intenção do governo estadual é que os lotes vão a leilão até março de 2022. Os contratos devem valer pelo período de 30 anos.

As atuais concessões vencem em novembro deste ano. O Governo do Paraná garantiu que, no período em que os trechos ficarem sem concessão até que se conclua o processo, o estado vai garantir o atendimento em caso de acidentes.

Neste período, a manutenção das rodovias estaduais deve ficar a cargo do governo do estado, e as rodovias federais devem ser mantidas pelo Governo Federal.

O Governo do Paraná disse que o assunto ainda está em análise, mas a Secretaria de Infraestrutura e Logística adiantou que as cancelas de pedágio das rodovias estaduais ficarão sem cobrança até que os trechos sejam assumidos pelas novas concessionárias.

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