Fale com a gente
D Marquez

Geral

12ª Conferência Municipal de Assistência Social aprova propostas e elege novo Conselho

A abertura foi realizada pelo prefeito João Laufer, além da secretária de Desenvolvimento Social

Publicado

em

Rui Barbosa

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Quatro Pontes, em parceria com a administração municipal, realizou ontem (30), na Casa da Cultura, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema central “Assistência social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. A abertura foi realizada pelo prefeito João Laufer, além da secretária de Desenvolvimento Social, primeira-dama Odete Laufer, da presidente da Câmara de Vereadores, Cleunice Majolo, e da presidente do CMAS, Fátima Aparecida de Caldas Borth. O evento ainda contou com a participação de membros do CMAS, delegados, representantes da sociedade civil e do Poder Público.

Seguindo o protocolo, foi realizada a leitura do regimento interno, que foi aprovado de maneira unânime. Logo depois, a palestra foi ministrada pela assistente social, Roberta Carina Teixeira, que também conduziu o levantamento e a apresentação de propostas por eixos, mediante formação de cinco grupos e cada um teve um coordenador e um facilitador. Depois, passou-se para a votação e a aprovação das propostas junto aos delegados. Na sequência, aconteceu a eleição de representantes da sociedade civil no CMAS.

Dr Guilherme Dentista

Novo Conselho

O novo Conselho para a gestão 2021 a 2025 ficou, assim, composto: Juliana Mendes Vasquez (titular), Daiane Rosangela Garcia (suplente), Martha Andreia Reis (titular) e Lucinda Ana Sturm (suplente), representantes de usuários da Política de Assistência Social; e Luciane Denise Gorlach Gerhard (titular), Janaiara Aparecida Wesseling (suplente), Paula Tatiane Anschau (titular) e Miguela Andresa Hanke Ohse (suplente), representantes dos trabalhadores do SUAS. Os representantes governamentais são: Fátima Aparecida de Cladas Borth (titular) e Odete Maria Riedel Laufer (suplente), representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Márcia Cilene Hilbig Gouveia (titular) e Paulo Brandt (suplente), representantes da Secretaria Municipal de Finanças; Denize Gozzer (titular) e Araceli Basso Tauchert (suplente), representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; e Dirce Maria Francener (titular) e Marco Antonio Wickert (suplente), representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Por fim, houve a escolha dos delegados de representação dos usuários para participar da XIII Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro, sendo eleitas Martha Andreia Reis (titular) e Daiane Rosangela Garcia (suplente). O evento será em Curitiba, com transmissão aos municípios paranaenses.

Espaço de Debate Coletivo

A Conferência de Assistência Social é espaço de debate coletivo, que deve oportunizar a participação social, assegurando momentos para a discussão e avaliação das ações governamentais, bem como eleição de prioridades ao município, Estado e União, para os próximos dois anos. Ou seja, a conferência é a oportunidade de conferir a política de assistência social nas três esferas de governo e de diálogo entre representantes do Poder Público e sociedade civil para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte