Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Sem Bolsonaro, Museu da Língua Portuguesa é reinaugurado em São Paulo

Cerimônia de reabertura contou com presença dos presidentes de Portugal e Cabo Verde; chefe de Estado brasileiro esteve em motociata no interior paulista

Publicado

em

Foto: Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo
Martin Luther – Enem

O Museu da Língua Portuguesa foi reinaugurado na manhã deste sábado (31), na cidade de São Paulo, com a presença dos presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, dos ex-chefes de Estado brasileiros Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB) e de outras autoridades. Embora esteja no Estado de São Paulo, Jair Bolsonaro não compareceu à cerimônia e foi a uma motociata em Presidente Prudente, no interior paulista, nesta manhã.

O espaço fica localizado junto à Estação da Luz, no centro paulistano. Ele foi reconstruído quase seis anos após ser atingido por um incêndio, em 21 de dezembro de 2015.

Family Pets

Na cerimônia, o museu recebeu de Portugal a medalha da ordem de Camões, destinada a pessoas e instituições notáveis. “Aqui viemos para não esquecer as cinzas do passado, mas a partir delas construir hoje o futuro”, disse o presidente português.

Ele ressaltou estar em “uma metrópole de tantas línguas, mas a maior das maiores a falar português, que se chama São Paulo”. “Esta é uma celebração do futuro, o futuro da nossa língua no mundo”, destacou Rebelo de Sousa.

Já o presidente de Cabo Verde lembrou que o idioma é falado em todo o mundo. “Uma comunidade de povos, cidadãos. que partilham valores comuns, como fraternidade, liberdade, democracia e construção do estado de direito, com base num pilar fundamental, que a língua portuguesa, de nós todos.”

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também se manifestou ao ressaltar que o museu reabre modernizado.”O povo que respeita sua língua respeita sua memória”, disse. Nesta semana, outro incêndio afetou o patrimônio brasileiro, o acervo audiovisual guardado em um galpão da Cinemateca Brasileira.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte