Fale com a gente
refran

Geral

Itaipu chegou a ter oito das 20 turbinas paralisadas por conta da seca

De acordo com os dados, em alguns momentos oito turbinas ficam paradas por falta de matéria-prima suficiente para a geração de energia elétrica: água.

Publicado

em

| Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Academia Meu Espaço

Oito das 20 turbinas geradoras de Itaipu chegram a ficar desativadas em decorrência da prolongada estiagem que atinge a região de Foz do Iguaçu e que afeta a produção de energia elétrica, que neste ano é 10% menor em relação ao mesmo período de 2020. A informação foi confirmada à imprensa pelos diretores do escritório brasileiro de Itaipu.

De acordo com os dados, em alguns momentos oito turbinas ficam paradas por falta de matéria-prima suficiente para a geração de energia elétrica: água. Isso depende da demanda programada pela Ande, empresa de energia elétrica no Paraguai e pelo Operador Nacional de Sistema (ONS) a Itaipu, segundo informações repassadas pela assessoria de comunicação da hidrelétrica.

Portal WhatsApp

Desde outubro do ano passado, não há registro de chuvas persistentes na área dos afluentes dos rios que alimentam a barragem de Itaipu. Nesta estação seca, foi registrado o nível mais baixo do rio Paraná, no auge da Ponte da Amizade, fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, nas últimas duas décadas.

Em decorrência da estiagem, neste primeiro semestre do ano, Itaipu gerou 10,13% a menos de energia elétrica em relação ao mesmo período de 2020. Nos primeiros seis meses de 2021 produziu 33.828.702 MWH, enquanto no primeiro semestre atingiu 37.645.238 MWH . Em 2016, quando bateu o recorde mundial, gerou 50.076.935 MWH.

Apesar da redução na geração de energia, a hidrelétrica binacional atende a demanda tanto do Brasil quanto do Paraguai, segundo técnicos do lado brasileiro da empresa.

O reservatório de Itaipu tem 170 quilômetros de extensão e a água cobre uma área de 1.300 km2, o equivalente a quase nove vezes o território de Ciudad del Este. Porém, a água acumulada é insuficiente para garantir uma alta produção da hidrelétrica em épocas de seca, de acordo com reportagem publicada pelo jornal paraguaio ABC Color.

Com informações de Portal da Cidade

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte