Fale com a gente
Rui Barbosa Topo

Saúde

Governo confirma nova variante da Covid-19 após jogos da Copa América em Cuiabá

Infectados estavam assintomáticos e foram monitorados pela equipe médica dos times. Eles permaneceram em isolamento em quartos individuais do hotel, onde se hospedaram durante os jogos.

Publicado

em

Seleção Colombiana em Cuiabá — Foto: Divulgação/FCF
XIAOMI 6 Pro

O governo de Mato Grosso confirmou, nesta segunda-feira (12), que foi identificada uma nova variante do coronavírus, em Cuiabá, após os jogos da Copa América. A (VOI) B.1.621, cepa colombiana, foi detectada em dois integrantes das delegações da Colômbia e Equador, que participaram dos jogos na capital.

De acordo com o governo, os dois infectados estavam assintomáticos e foram monitorados pela equipe médica dos times. Eles permaneceram em isolamento em quartos individuais do hotel, onde se hospedaram durante os jogos.

Charles Pinturas

“Os casos seguiram as recomendações de isolamento e foram monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá. Todas as informações do monitoramento foram repassadas diariamente ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde nacional, estadual e municipal”, disse o estado, em nota.

Após a quarentena, os integrantes das seleções foram atestados e liberados para retorno ao país de origem.

A Prefeitura de Cuiabá informou que, se necessário, a Vigilância Epidemiológica do município realizará uma investigação com realização de exames em todos os trabalhadores do hotel que tiveram contato com os quartos utilizados para quarentena.

Variante de ‘interesse’

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que essa nova versão do vírus é considerada “de interesse”, categoria em que se encontram outras seis mutações da Sars-CoV-2 e que, ao confirmar sua transmissão comunitária, deve ser devidamente investigada por cientistas para medir seu impacto, principalmente na América do Sul.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divide as variantes em dois tipos: as de “interesse”, mencionada acima, e as de “preocupação”.

As de “preocupação” geralmente são mais transmissíveis e violentas e, por isso, são menos suscetíveis a medidas sociais, vacinas e outros tratamentos disponíveis.

Copa América em Cuiabá

A Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu cinco jogos da competição, todos da primeira fase. O primeiro encontro na capital foi entre Colômbia e Equador, no dia 13 de junho. Já a última partida foi sediada no dia 28 de junho, entre Bolívia e Argentina.

Antes mesmo dos jogos começarem, foram confirmadas 19 pessoas infectadas com o coronavírus. Além dos dois identificados com a nova variante, também tinham 13 venezuelanos e quatro bolivianos.

Bui Barbosa Rodapé
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3014
27 30 35 40 44 58
Atualizado: 2026-06-04 19:27:08
Estimativa próximo concurso:
R$ 32.000.000,00
Próxima data: 06/06/2026

Lotofácil: Concurso 3702
02 03 05 09 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 25
Atualizado: 2026-06-04 19:27:10
Estimativa próximo concurso:
R$ 10.000.000,00
Próxima data: 05/06/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1