Fale com a gente
Clube Náutico

Saúde

Educandários de Pato Bragado são orientados a manterem cuidados redobrados contra a dengue no inverno

Ação de iniciativa da Secretaria de Saúde de Pato Bragado ocorre durante o dia de hoje (29) pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs)

Publicado

em

Na oportunidade foram entregues materiais explicativos e de prevenção a dengue e chaveiros (Créditos: Marili Koehler)
Martin Luther – Enem

O fato de o mosquito Aedes aegypti se proliferar com mais intensidade durante nos dias mais quentes do ano faz com que boa parte das pessoas só se lembre de eliminar os criadouros nesse período.  Mas não é bem assim e de acordo com o chefe da divisão de Endemias, Cleber Almeida dos Santos, é quando caem as temperaturas que as medidas de controle podem ser mais eficazes, já que o ciclo reprodutivo do mosquito fica mais lento e, dessa forma, as ações voltadas para o combate terão um impacto maior.

Sobre a necessidade de manter o combate ao mosquito no inverno é que os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da Secretaria de Saúde de Pato Bragado estão, durante o dia de hoje (29), no Colégio Estadual Pato Bragado e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel para ressaltarem as medidas de prevenção para controle do mosquito.

Charles Pinturas

A agente Jaqueline Luft lembrou a comunidade escolar das duas epidemias de dengue seguidas que o município enfrentou, felizmente sem registro de mortes e revelou que no Estado, essa semana surgiram mais de 400 novos casos de pessoas infectadas. Ela disse que a comunidade local vive uma situação tranquila, no momento, mas que é necessário manter a atenção redobrada para que no verão, com a incidência de chuvas e calor, se consiga manter um controle sobre os mosquitos.

Segundo o chefe da divisão de Endemias, o ovo do Aedes aegyptié extremamente resistente, podendo durar por mais de um ano e eclodir em minutos quando imerso em água. “A falta dela, entretanto, não representa a quebra desse ciclo de vida, uma vez que os ovos permanecem viáveis durante semanas, meses, podendo chegar a mais de 400/dia”, alertou.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Santos reforçou a necessidade de limpar as calhas, remover os pratinhos dos vasos de plantas, bem como manter garrafas, latas e outros recipientes virados para baixo de forma que não acumulem água, e manter caixas de água bem fechadas. “Cuidados especiais também devem ser tomados em ralos, bandejas atrás de refrigeradores e outros espaços do ambiente doméstico pouco utilizados, como, por exemplo, os banheiros da área de churrasqueira”, salientou.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte