Fale com a gente
Gramado Presentes

Mundo

A trágica morte de menino ciclista cuja foto às lagrimas rodou o mundo

Julián Esteban Gómez, de 13 anos, morreu ao ser atropelado por caminhão no norte de Bogotá, na Colômbia.

Publicado

em

Foto de garoto às lágrimas teve grande repercussão em 2019 — Foto: Getty Images/BBC
Imobiliária Maurício Vazquez

O sonho de ser um grande ciclista terminou de maneira trágica para Julián Esteban Gómez.

O rosto do garoto colombiano rodou o mundo em 2019, quando ele chorou de emoção ao ver Egan Bernal se tornar o primeiro colombiano a vencer o Tour de France, uma competição de ciclismo realizada na França.

Dr. Pedro Wild

“Foi uma grande emoção vê-lo. É o nosso ídolo”, disse Julián na época. “Foi uma emoção vê-lo porque também ando de bicicleta e quero ser como ele”, acrescentou o garoto.

Enquanto treinava com o tio no domingo (18), um caminhão de grande porte atropelou o adolescente, que estava com 13 anos, em uma estrada no norte de Bogotá, na Colômbia.

“Hoje você vai embora sem poder cumprir os sonhos que tinha”, tuitou o treinador Fabio Rodríguez, que era técnico da equipe que o jovem participava. “Me parte o coração a sua partida antecipada, só me resta dizer que vou sentir a sua falta para sempre, meu querido Julián”, completou Rodríguez.

O que aconteceu?

O tio de Gómez, Guillermo Caicedo, explicou à mídia colombiana que ele e o sobrinho estavam treinando em suas bicicletas quando ocorreu o acidente no departamento de Cundinamarca, ao norte de Bogotá.

Eles estavam rodando por uma estrada entre os municípios de Zipaquirá e Cajicá, e aparentemente um caminhão os seguia.

“O motorista era uma pessoa intolerante. (Estava) nos perseguindo com a buzina, se aproximando demais de nós, de tal forma que o menino ficou muito mais nervoso do que eu”, explicou Caicedo ao jornal El Tiempo.

“Ele perdeu o equilíbrio e caiu entre as rodas do veículo, morrendo instantaneamente”, acrescentou.

Ciclista Egan Bernal e Julián Gómez foram pintados em um mural em Zipaquirá — Foto: Luis Carlos Cifuentes/Twitter
Ciclista Egan Bernal e Julián Gómez foram pintados em um mural em Zipaquirá — Foto: Luis Carlos Cifuentes/Twitter

Ao ver o ocorrido, o motorista — cuja identidade não foi divulgada — saiu do veículo e os repreendeu por dirigirem na estrada, em vez da ciclovia localizada na beira da estrada.

Caicedo explicou à imprensa que Julián era “um ciclista de alto rendimento”, por isso nos treinos tinha que circular a velocidades mais altas, que não poderiam ser alcançadas em ciclovias.

“As ciclovias não são adequadas para essas velocidades. As pessoas andam nas ciclovias levando o cachorro para passear, em bicicletas macias. Não se pode fazer ciclismo competitivo em ciclovias”, declarou.

“Temos que usar as estradas e sobre os motoristas… há muitos que ficam bravos ao ver os ciclistas e deixam o carro a 50 centímetros de uma bicicleta. Todos os dias corremos perigo andando de bicicleta”.

O motorista do caminhão foi detido por uma possível acusação de homicídio culposo, mas foi solto enquanto as investigações continuam.

‘Ele tinha o sonho de ser um grande esportista’

Caicedo disse que ele e o sobrinho se tornaram amigos muito próximos por meio do ciclismo.

“Queria que ele realizasse seus sonhos. Ele me perguntava coisas sobre o ciclismo, eu o ensinava. Nos divertimos muito. Assim estávamos ontem, quando ocorreu o acidente”, disse.

“Ele era uma criança que tinha o sonho de ser um grande esportista. E tinha tudo para ser”, declarou o parente do garoto.

No município natal de Egan Bernal, Zipaquirá, os artistas Emerson Cáceres “Cacerolo” e Luis Carlos Cifuentes pintaram um mural em 2019 após a vitória do ciclista colombiano. O pequeno Julián Esteban Gómez aparece ao lado, chorando de alegria.

“Voa alto, pequeno amigo”, escreveu Cifuentes ao compartilhar, no domingo, um vídeo da época em que concluíram o mural.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, também lamentou a morte do garoto. “Acompanhamos os seus familiares em oração e enviamos uma mensagem de solidariedade”, escreveu em seu Twitter.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte