Fale com a gente
Bonni Restaurante

Caso Lázaro

Notícias falsas indicam que Lázaro Barbosa está no Paraná

Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato com a imprensa local para verificar a veracidade dos fatos

Publicado

em

Velho Oeste

O serial killer, Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, está foragido há 14 dias. Em meio às buscas e informações de qualidade, algumas pessoas mau-intencionadas usam do fato para disseminar notícias falsas.

Na segunda-feira (21), internautas do Portal Rondon, assustados, enviaram links à redação para tentar descobrir se é verdade ou fake news o fato de Lázaro estar no Paraná.

Funerária Alemão

Uma das notícias compartilhadas é de um site que imita o G1 onde a fake news informa que Lázaro atravessou a fronteira de Goiás com o Paraná, roubou um carro em uma fazenda, o abandonou em Nova Santa Rosa e estava tentando chegar a Novo Sarandi, onde tem parentes.

Primeiramente, o Paraná não faz fronteira com o Estado de Goiás. A distância entre os dois estados é de, no mínimo, 1240.9 km. Veja o mapa:

Mapa do Brasil - por estados e regiões, em branco e colorido - Geografia -  InfoEscola

As fronteiras e rotas de fuga de Goiás estão sendo monitoradas. Isso não significa que Lázaro não possa usar de suas artimanhas e fugir para outro Estado. Mas não se tem essa informação. É preciso verificar de onde surgiu a notícia, comparar os sites para ver se realmente são os originais ou se são somente alguma página criada para aplicar golpes e assustar as pessoas. E, como fizeram internautas do Portal Rondon, em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato com a imprensa local para verificar a veracidade dos fatos antes de espalhar notícias falsas.

Várias notícias indicam que o criminoso estaria em Paranavaí, Xambre, Nova Londrina, Maringá e diversas outras cidades do interior do Paraná onde, supostamente, teria parentes.

Compare, por exemplo, o fato de que essas fake news também estão sendo espalhadas em outros estados, com as mesmas informações sobre cidades diferentes.

As últimas informações que se tem do foragido é de que ele foi visto ontem (21), em Águas Lindas de Goiás. Segundo uma moradora, a família acordou de madrugada com latidos dos cachorros e viram um homem com uma mochila nas costas e mancando, a uma distância aproximada de 20 metros da residência. A chácara da família fica no limite entre Águas Lindas e Cocalzinho, regiões onde Lázaro Barbosa estaria escondido, de acordo com a polícia.

Não dissemine notícias falsas, pois, elas prejudicam o trabalho dos policiais e ajudam para que o assassino continue roubando e matando.

O Secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) Rodney Miranda, disse durante a semana que essas informações falsas acabam prejudicando o trabalho dos investigadores, porque eles deixam “de atender mais rapidamente uma informação procedente, para atender uma que não tem relevância”.

Rodney disse, também, que essas fake news provocam interferências na operação. “É um problema, sim. Não só essa Fake News [de que Lázaro estaria em um cemitério], como outra de que ele já havia sido baleado, que já estava morto. Tudo isso atrapalha, porque não só a nossa Inteligência, como as unidades de operação, tem que checar. Às vezes a gente deixa de atender mais rapidamente uma informação procedente, para atender uma que não tem relevância”, ressaltou.

São 270 policiais participando das buscas por Lázaro. Hoje (22), os policiais passaram a contar com rádios comunicadores que têm um alcance de até 30km. O Exército Brasileiro cedeu 40 rádios para ajudar na Força-tarefa.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte