Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Gabarito provisório do concurso da Polícia Militar do Paraná está disponível

As 2,4 mil vagas são regionalizadas no Estado

Publicado

em

Abstenção de concurso da PM do Paraná é de 44,2%, diz UFPR — Foto: Feliphe Aires/PMPR
lift training

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná confirmou ontem (13) que o gabarito provisório das provas do concurso da PM e BM sairia hoje (14). Os candidatos já podem acessar o resultado clicando neste link.

A prova ocorreu em 379 locais, distribuídos em 28 cidades do Estado. Os candidatos foram distribuídos em mais de 8,2 mil salas, com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre uma carteira e outra.

Portal Instagram

Candidatos de vários estados do Brasil estiveram em Curitiba e outros 27 municípios do Paraná neste domingo (13) para prestar o concurso da Polícia Militar do Paraná (PMPR), o qual oferta duas mil vagas para policiais militares e 400 para bombeiros militares. Os locais de aplicação de provas de conhecimentos gerais foram ampliados e seguiram todos os protocolos de biossegurança. Além disso, a PM reforçou o patrulhamento nas imediações dos locais para garantir a ordem e a não aglomeração nos 379 locais de provas do Estado. Segundo o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 155.701 candidatos se inscreveram para o concurso.

Equipes da Polícia Militar foram designadas para os locais de prova e garantiram a segurança dos candidatos. Neste sentido, a operação contou com milhares de policiais militares e centenas de viaturas em todo o Paraná.

CONCURSO 

As 2,4 mil vagas são regionalizadas no Estado. Na categoria Polícia Militar, para a Capital e Região Metropolitana são 890 vagas; para a região de Londrina são 270 vagas; para a região de Maringá são 290 vagas; para a região de Ponta Grossa são 305 vagas e, para a região de Cascavel, são 245 vagas. Na categoria Corpo de Bombeiros, são 100 vagas para a Capital e Região Metropolitana; 200 vagas para a região de Londrina e 100 vagas para a região de Cascavel.

A prova é de caráter eliminatório e classificatório, composta por questões objetivas (60) e discursiva (redação). 

Os candidatos aprovados na fase deste domingo passarão para a fase de provas especificas, todas eliminatórias, que são Exame de Capacidade Física (Ecafi); Exame de Sanidade Física (Esafi); Avaliação Psicológica (AP) e Investigação Social (IS).

Após aprovação nas etapas, o candidato segue para formação e, durante este período, o soldado de 2º classe receberá bolsa-auxílio de R$ 1.933,63. Somente após a formação, que deve durar cerca de um ano, ele estará apto a ser promovido a soldado de 1ª classe e, então, depois de promovido passa a receber salário inicial de R$ 4.263,67.

ABSTENÇÃO

Até 19h30 deste domingo (13), um balanço inicial da Universidade Federal do Paraná (UFPR) previa um índice de abstenção de 44,2% no concurso.

Segundo a UFPR, 70.018 candidatos não compareceram à prova de conhecimentos. A instituição afirmou, ainda, que o concurso ocorreu dentro “da normalidade”.

*com informações de AEN-PR e G1

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte