Fale com a gente
refran

Geral

Durante 13 a 19 de junho serão celebrados doadores de sangue, autistas e cinema

O que não faltam na semana entre os dias 13 e 19 de junho são datas comemorativas ou que levam à reflexão.

Publicado

em

© EBC
Providência

Datas que celebram ações como a doação de sangue, ou grupos, como autistas e imigrantes e ainda conscientizam a população para ameaças como a violência contra idosos e a seca. O que não faltam na semana entre os dias 13 e 19 de junho são datas comemorativas ou que levam à reflexão.

O dia 14 é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004 como forma de agradecer a doadores de sangue e também conscientizar para a ação que salva vidas (principalmente porque, desde o início da pandemia, há uma preocupação com a queda nos estoques de bancos de sangue em diversos estados do Brasil).

Müller Contabilidade

O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006 pela Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos (organização ligada à OMS). Dados de 2017 apontam que um a cada seis idosos já sofreu algum tipo de violência em todo o mundo. Essa matéria do telejornal Repórter Brasil, de junho de 2020, destaca que, na pandemia, as denúncias de algum tipo de agressão contra os mais velhos aumentaram.

O dia 17 é o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação (data que marca a adoção da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, estabelecida na cidade francesa de Paris, em 17 de junho de 1994). No dia seguinte, é celebrado o Dia Nacional da Imigração Japonesa. É quando é lembrada a chegada, em 1908, dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

O 18 de junho também é o Dia do Orgulho Autista. A data celebra a criação da primeira instituição a utilizar o termo “orgulho” relacionado ao transtorno do espectro autista: a norte-americana Aspies for Freedom (Aspies pela Liberdade, em tradução livre; o termo “aspies” é uma abreviação de Asperger, e é usado naquele país para se referir a pessoas com a síndrome de Asperger). A data comemorativa, que é lembrada em todo o mundo, serve para educar o público sobre questões relacionadas com o autismo. 

Ainda falando de celebrações, 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro. Foi neste dia que aconteceu a primeira filmagem feita no Brasil: a da baía da Guanabara, registrada em 19 de junho de 1898 por Afonso Segreto, considerado o primeiro cineasta do país. 

Nascimentos e perdas

A semana também é marcada pelo aniversário de algumas personalidades e pela data de morte de outras. No dia 13, completam-se 20 anos de morte do guitarrista Marcelo Fromer, membro da banda Titãs. O ator, humorista, cantor e cineasta paulista Amácio Mazzaropi também faleceu neste dia, mas há 40 anos.

Também no dia 18, a cantora e compositora baiana Maria Bethânia completa 75 anos. Um dos principais nomes do movimento chamado Tropicalismo.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte