Fale com a gente
D Marquez

Esporte

Ciclovia regional é pauta de reunião entre Conselho dos Lindeiros e comitiva rondonense

A obra é uma das prioridades anunciadas pela nova diretoria dos Lindeiros

Publicado

em

Valdir Lermen durante prova de ciclismo nas Olímpiadas de 1996, em Atlanta (EUA) | FOTO: Divulgação
Prefeitura Dengue Março 2024

O prefeito de Guaíra e novo presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Heraldo Trento, vai receber na próxima segunda-feira (21) uma comitiva de autoridades e ciclistas de Marechal Cândido Rondon. A pauta da reunião, que será no município guairense, é o projeto para construção de uma ciclovia entre Foz do Iguaçu e Guaíra, e que deverá passar por 16 municípios.

A obra é uma das prioridades anunciadas pela nova diretoria do Conselho, empossada no início de maio. Isso porque a ciclovia tem grande apelo turístico e esportivo para a região lindeira, que já é conhecida em todo o Paraná e Estados vizinhos pela realização do Circuito Regional de Cicloturismo, que acontece há cerca de 10 anos e hoje conta com a participação de quase 20 municípios na organização.

Portal Facebook

A comitiva rondonense que irá participar da reunião contará, entre outros, com os vereadores Vanderlei Sauer e Cristiano Metzner (Suko); secretários municipais de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Port (Portinho), e de Esporte e Lazer, Diogo Schneider; e o presidente da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC), Paulo Rodrigo Coppetti.

Marechal Cândido Rondon foi o primeiro município a declarar oficialmente apoio ao projeto de construção da ciclovia proposto pelo Conselho dos Lindeiros. O objetivo da reunião da próxima semana é montar estratégias para mobilizar as autoridades e ciclistas de todos os municípios que serão contemplados pela obra, convidando-os para contribuírem com sugestões ao projeto e fortalecerem politicamente a reivindicação.

Apoio olímpico

A construção da ciclovia Foz do Iguaçu a Guaíra recebeu um apoio de peso. O ex-ciclista rondonense Valdir Lermen manifestou-se de forma bastante positiva em relação ao projeto.
Integrante da equipe de ciclismo do Brasil nas Olimpíadas de 1996 em Atlanta (EUA), e bicampeão do Troféu 9 de Julho, a mais importante prova da modalidade no País, Lermen disse que o projeto merece toda a atenção das autoridades.

Ele relatou o forte crescimento do número de praticantes de ciclismo no Brasil e na região Oeste do Paraná, inclusive nas rodovias. Além de propiciar mais segurança, o ex-atleta olímpico citou o impulso que a ciclovia ligando toda a regiãolindeira dará à modalidade.

“Na minha época eram poucos ciclistas treinando ou pedalando nas estradas. Hoje esse número aumentou drasticamente. Então, é um projeto que merece uma atenção muito especial. Por ser um esporte que está crescendo tanto, este projeto da ciclovia eu iria aplaudir em pé”, enalteceu Lermen.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte