Fale com a gente
Feirão de veiculos motos e nautica

Educação

Atividade Paraná acontece na próxima quarta-feira (9) para a rede estadual

A atividade diagnóstica vai substituir temporariamente a Prova Paraná

Publicado

em

Rui Barbosa

Falta uma semana para a Atividade Paraná, avaliação que irá mensurar o aprendizado dos estudantes da Rede Estadual de Ensino durante o período da pandemia. A atividade diagnóstica será aplicada na próxima quarta-feira (9) para todos os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de forma on-line e impressa, incluindo a 4ª série dos cursos técnicos integrados e da formação docente.

A atividade diagnóstica vai substituir temporariamente a Prova Paraná, que teve sua última edição feita em fevereiro de 2020. Para participar da avaliação, o estudante que está participando do ensino remoto on-line deverá logar no Google Classroom e abrir o link disponível na data em “atividade do dia”. Este link irá direcioná-lo para a plataforma na qual será aplicada a avaliação, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Charles Pinturas

Para o  6º ano a avaliação é composta por 44 questões, sendo metade de Língua Portuguesa e a outra de Matemática; já para as demais séries são 52 questões (26 de cada uma das duas disciplinas). 

A Atividade Paraná Diagnóstica não terá ranking, pois o objetivo é identificar as habilidades e os conhecimentos que os estudantes adquiriram durante o período das aulas remotas e as lacunas de aprendizagem ainda existentes, para poder replanejar as ações pedagógicas e acompanhar a evolução dos estudantes ao longo do percurso letivo.

Segundo o diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda, a avaliação será muito importante para o futuro.

“Aplicar as atividades é fundamental para que a escola, o professor e a própria Secretaria possam observar como está a aprendizagem dos estudantes nesse momento remoto, seja pelas aulas on-line ou material impresso. É fundamental para traçar um planejamento tanto para 2021, quanto para 2022 e 2023, e por isso é importante que os estudantes participem”, explica.

Duração – A atividade terá duração de 2h 30min e poderá ser iniciada das 7h 30min às 21h 30min. Nesse dia não haverá aulas híbridas ou remotas dos professores pelo Google Meet, mas os professores da aula inicial de cada turma no seu respectivo turno estarão disponíveis na plataforma para orientar os alunos antes do início da avaliação.

Se o aluno não finalizar a atividade em 2h 30min, ela será encerrada automaticamente, e serão corrigidas as questões respondidas até o dado momento. Se houver problema de sinal da internet, o estudante poderá continuar de onde parou (caso esteja dentro do tempo), uma vez que a atividade é salva automaticamente.

As escolas que já retomaram atividades presenciais poderão, dentro da sua realidade, escalonar os estudantes para a realização da avaliação nos laboratórios de informática.

Atividade impressa – Para quem precisar realizar a avaliação impressa, será preciso retirá-la na própria instituição de ensino durante a próxima semana (até o dia 9) e, posteriormente, devolvê-la até a sexta-feira (11). Devido à avaliação, o kit pedagógico impresso da semana não terá conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

Prova Paraná – Instrumento de planejamento pedagógico para chegar com maior precisão aos conhecimentos que não foram desenvolvidos pelos estudantes e em qual etapa do processo de aprendizagem, a Prova Paraná foi criada há dois anos e teve três edições em 2019, além do Prova Paraná Mais, avaliação externa de aplicação anual que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense (Saep).

Em 2020, foi aplicada apenas a primeira de três edições previstas, em fevereiro, e abrangeu todas as escolas estaduais, além de escolas de 398 municípios que aderiram ao programa, envolvendo mais de 1,2 milhão de alunos em todo o estado, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. As edições canceladas devido à pandemia previam mais disciplinas a serem diagnosticadas (de Ciências Humanas e da Natureza). O diagnóstico dessas áreas deve ocorrer quando a Prova Paraná for retomada, bem como a participação de escolas municipais, que não fazem parte da Atividade Paraná 2021.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte