Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Aproximadamente 43 funcionários ou alunos das escolas municipais de Marechal estão isolados devido à Covid-19

O número diminuiu. Na sexta-feira (28) eram 71 isolados

Publicado

em

Gramado Presentes

Uma pesquisa realizada em seis universidades brasileiras simulando, a partir de modelos computacionais científicos, um protocolo de aulas presenciais em dias intercalados, com turnos de duas horas e turmas separadas em dois grupos mostrou que, mesmo dessa forma, o funcionamento das escolas nestes dias de pandemia colabora com o aumento dos casos de Covid-19.

Segundo o estudo, mesmo com turmas fracionadas e horários reduzidos, os casos positivos podem aumentar em até 270% na comunidade escolar. Além de quase triplicar os casos da doença entre alunos, professores e demais funcionários, o estudo mostrou que fora do ambiente escolar, o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus aumentou em 52%, graças ao contágio cruzado propiciado pelos contatos escolares.

Funerária Alemão

Esses dados mostram que o retorno das aulas presenciais se tornaria inviável em meio à crise sanitária vivida. Apesar dos riscos, o governo de Marechal Cândido Rondon decidiu manter as escolas com aulas presenciais de forma híbrida.

Os casos positivos começaram a ser registrados dentro dos educandários e foram crescendo, causando preocupação nos professores e no Sindicato dos Servidores Públicos (Sinsemar).

Depois de três escolas serem fechadas devido ao aumento do número de pessoas isoladas e positivadas, os professores começaram a se manifestar nas redes sociais, ouvidos pelo Portal Rondon, eles disseram que estavam com medo de ir para a escola. Vendo a situação, o Sinsemar emitiu um ofício pedindo o fechamento temporário de todas os estabelecimentos de ensino.

A decisão da prefeitura, porém, foi mantida. As escolas que não tinham grande número de contaminados continuaram funcionando. Na sexta-feira (28), somavam-se 71 pessoas isoladas com ligação às escolas, entre alunos, professores e funcionários.

O secretário da Educação de Marechal Cândido Rondon, Fernando Volpato, esteve na redação do Portal Rondon neste dia, quando participou do programa Direto da Redação apresentado pelo jornalista Fernando Nègre, e disse que todos os alunos, professores e funcionários precisavam se cuidar, assim como seus familiares, afinal, a pandemia já dura mais de um ano e todos sabem das formas de prevenção. Na ocasião, novamente ele afirmou que as escolas permaneceriam com aulas híbridas, pois, tinham recursos para continuar assim.

Nesta terça-feira (1º), os dados disponibilizados pela Secretaria de Educação através do secretário mostram uma diminuição dos casos nos educandários municipais. Agora, são aproximadamente 43 isolados entre funcionários e alunos. Oito educandários já estão sem casos ativos.

Confira:

Cmei Pequeno Líder – 1 professora isolada aguardando resultado

Cmei 24 de Maio – 1 professora isolada contactante familiar

Escola Julia Wanderley – 2 professores/funcionários isolados aguardando resultado e 3 alunos isolados contactantes familiar

Cmei Pequeno Príncipe – 2 professores isolados positivos

Escola Bento Munhoz – 4 alunos isolados (todos contactantes) e 2 professoras/funcionários isolados (1 contactante familiar (também está na escola Comandante, Jean Piaget e São João Batista) e 1 aguardando exame)

Escola Ana Paula – 1 aluno contactante

Escola 25 de Março – 6 alunos isolados contactantes familiar e 2 professores isolados: 1 contactante e 1 aguardando exame (mesmo da Escola São João Batista)

Escola Antônio Rockembach – 5 alunos isolados: 3 contactantes, 1 positivo e 1 aguardando resultado

Cmei Pequeno Polegar – 1 funcionário isolado aguardando resultado

Escola São João Batista – 3 Passos: 1 professor isolado (mesmo da escola Jean Piaget, Bento Munhoz e Comandante) e 1 professor aguardando resultado (mesmo da 25 de Março)

Escola Comandante – Porto Mendes: 1 professor contactante (mesma do Bento Munhz, do Jean Piaget e São João Batista)

Escola 25 de Julho – 1 professora positiva (mesma da Escola Jean Piaget e Cmei Jardim Primavera

Escola Criança Feliz – 3 alunos isolados ( 2 contactantes familiar e 1 suspeito) e 1 professor isolado aguardando exame

Escola Érico Veríssimo – 2 alunos isolados contactantes familiar

Cmei Zilda Arns – 3 professores/funcionários isolados (1 positivo, 1 contactante e 1 aguardando resultado)

Escola Jean Piaget – 5 alunos isolados, todos contactantes familiar e 3 professores isolados (1 positivo (mesma do Cmei Jardim Primavera), 1 contactante (mesma da escola São João Batista, Bento e Comandante) e 1 professor aguardando exame (mesma da escola 25 de Março e São João Batista)

Cmei Jardim Primavera – 2 professores isolados (2 positivos)

Escola Waldomiro Liessem – sem casos

Escola São Roque – sem casos

Escola Almirante Barroso – sem casos

Cmei Vila Gaúcha – sem casos

Escola Osvino Weirich – sem casos

Escola Floriano Peixoto – sem casos

Cmei Portal da Vida – sem casos

Escola Costa e Silva – sem casos

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO

No dia em que o secretário de Educação de Marechal Cândido Rondon, Fernando Volpato, participou do programa Direto da Redação, havia uma instabilidade na energia elétrica em diversos pontos da cidade fazendo com que a live fosse interrompida.

Desta forma, o secretário foi convidado para participar do programa novamente, hoje (1º). Porém, o computador do Portal Rondon, utilizado para realizar as lives, sofreu danos causados pelas quedas de energia e uma nova data será marcada assim que o problema for corrigido.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte